Com nível em queda, Agência Nacional de Águas decreta situação de escassez hídrica no Rio Purus


Medida coloca rio em lista de atenção especial para que seja intensificado monitoramento e esforços para a mitigação de impactos. De acordo com a Defesa Civil Estadual, chuvas têm se mantido abaixo da média na região e a principal consequência é a dificuldade no transporte de insumos. Rio que corta os municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus tem ficado abaixo da média por conta da falta de chuvas
Talles Macedo/Arquivo/Secom
Com o nível em queda, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação de escassez hídrica no Rio Purus que, no Acre, corta os municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.
Em decisão da diretoria colegiada, divulgada nessa segunda-feira (29), a agência ressaltou que a medida coloca o rio em uma lista de atenção especial para que seja intensificado o monitoramento e os esforços para a mitigação dos impactos.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil Estadual, as chuvas têm se mantido abaixo da média na região e as consequências podem ser sentidas no transporte de insumos, na produção agrícola na região, e no transporte de alunos que precisam atravessar o rio para ir à escola. Além do Purus, no Acre e Amazonas, a decisão também abrange o Rio Madeira, no Amazonas.
“Realmente, a Agência Nacional de Águas decretou situação de emergência na bacia de rios tanto do estado do Amazonas, Rondônia, como o Acre. Aqui no estado do Acre, decretou na bacia do rio Purus, só que a bacia do rio Purus compreende também o Rio Iaco e o Rio Acre. Faz parte da bacia do Rio Purus mais à frente. Então, com isso, porque desde o mês de novembro do ano passado, aquele período mais chuvoso em nossa região, não choveu o suficiente, e esses últimos meses também, a quantidade de chuva está sendo bem abaixo da média prevista. Então, a situação pior no estado do Acre é dessa região leste”, explicou o coronel Carlos Batista, coordenador do órgão.
LEIA MAIS:
Abaixo dos 2 metros há mais de 40 dias, Rio Acre seco causa prejuízos na capital do AC
Governo decreta emergência por conta de erosões nas margens de rios do Acre
Medição do Rio Purus no Acre
Conforme o boletim hídrico divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Purus teve redução de sete centímetros em uma semana no município de Manoel Urbano.
Já em Santa Rosa do Purus, a queda foi de pelo menos quatro centímetros no período. Além disso, ainda segundo o levantamento, o nível do rio tem se mantido abaixo do registrado em anos anteriores.
Baixo nível do Rio Acre já provoca prejuízos para produtores rurais da região
A Sema também ressalta que o estado vive uma seca extrema, e atribui a situação ao prolongamento dos efeitos do El Niño. Com isso, o governo montou um gabinete de crise, em vigor até 31 de dezembro, para discutir e tomar as devidas medidas com redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, bem como do risco de incêndios florestais.
“A previsão para o mês de agosto e setembro é pior para a região do leste do estado, que envolve a bacia do Rio Purus. As cotas baixas já desde o início do ano, a previsão que é de uma seca mais severa, principalmente para a região do leste do estado, envolvendo a bacia do Rio Purus. Tudo isso somado levou a Agência Nacional de Águas decretou essa situação para essa região”, acrescentou Batista.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.