PSB oficializa candidatura de Jenilson Leite à prefeitura de Rio Branco


Sanderson Moura é o candidato a vice. Anúncio ocorreu durante convenção do partido nesta sexta-feira (2). Candidatura não fechou aliança com nenhuma outra sigla. Jenilson Leite foi anunciado como candidato pelo PSB
Júnior Andrade/Rede Amazônica Acre
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou nesta sexta-feira (2) a candidatura de Jenilson Leite à Prefeitura de Rio Branco. O anúncio ocorreu durante convenção no Hotel Nobile Suítes Gran Lumni, na Avenida Ceará.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O advogado Sanderson Moura, que também é filiado ao PSB , será o candidato a vice-prefeito na chapa de Leite.
“”Estamos entendendo [a campanha] como uma grande responsabilidade que estamos assumindo diante de uma cidade que percebemos estar vivendo um momento muito difícil. Temos andado nos bairros e estamos vendo o sofrimento da nossa população e entendemos que [é importante] dedicar parte de nossa vida para ajudar uma cidade tão importante como essa”, disse Jenilson.
A candidatura de Leite não fechou aliança com nenhuma outra sigla partidária e deve concorrer de forma independente.
Perfil
Janilson Lopes Leite, mais conhecido como dr. Jenilson Leite, tem 46 anos e nasceu no Seringal Mucuripe, zona rural de Tarauacá. Formado em medicina, Leite foi deputado estadual entre 2015 e 2022. Nas Eleições de 2022 tentou uma vaga ao Senado Federal, mas saiu derrotado. Foi filiado ao PC do B de 1996 a 2019 e integra o quadro do PSB desde 2019.
Leia mais
PL oficializa candidatura de Tião Bocalom à reeleição para prefeito de Rio Branco
MDB oficializa candidatura de Marcus Alexandre à Prefeitura de Rio Branco
Partido Novo oficializa candidatura de Emerson Jarude à prefeitura de Rio Branco
Eleições 2024: Acre tem mais de 612 mil eleitores aptos a votar em outubro, segundo o TSE
Convenções partidárias
No Brasil, não é possível a candidatura avulsa. Ou seja, quem quer disputar o pleito precisa se filiar a partido político e ser escolhido nas convenções das siglas.
Pela legislação, essas convenções têm data para ocorrer: entre os dias 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral.
Registro de candidatos
Uma vez definidos os candidatos nas convenções, até o dia 15 de agosto, a Justiça Eleitoral vai receber os registros dos nomes escolhidos.
Nas eleições municipais, esses registros são feitos pelos partidos nos juízos eleitorais, a primeira instância.
Para se candidatar a qualquer dos cargos, a pessoa deve comprovar nacionalidade brasileira, alfabetização, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer há pelo menos seis meses antes do pleito e filiação partidária. A idade mínima exigida para candidatas e candidatos a prefeito é de 21 anos; para vereadores, 18 anos.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.