Em Santarém, avanço de sinal tem transformado cruzamentos com semáforos em áreas de risco


De janeiro a julho deste ano, 13 acidentes foram registrados em locais com sinalização semafórica. Motoristas que não respeitam sinal fechado cometem infração graxíssima
Gleilson Nascimento/g1
Em Santarém, oeste do Pará, o avanço de sinal vermelho tem mobilizado equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) a intensificar as fiscalizações em pontos estratégicos. O objetivo é conscientizar motoristas sobre a importância de respeitar a sinalização e evitar acidentes e mortes. De acordo com a SMT, seis pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito em locais com semáforos. Os dados são de janeiro a julho deste ano.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo o inspetor de trânsito Andreanze Andrade, da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), de janeiro até junho deste ano, foram registrados 477 acidentes de trânsito em toda a cidade, e 13 aconteceram em locais com sinalização semafórica.
“Esse número é significativo, pois acidentes desse tipo sobrecarregam o sistema de saúde, tirando o foco de atendimentos essenciais para lidar com feridos em ocorrências que poderiam ser evitadas,” ressaltou Andreanze.
O inspetor explicou que os cruzamentos com semáforos são projetados para garantir a segurança de todos os condutores, evitando colisões e atropelamentos. No entanto, a imprudência de alguns motoristas que ignoram a sinalização e avançam o sinal vermelho tem sido a causa principal de muitos desses acidentes.
“O semáforo é uma ferramenta importante para a organização do trânsito, mas a falta de respeito às suas regras transforma cruzamentos em áreas de risco,” afirmou.
Um dos pontos mais críticos mencionados por Andrade é o cruzamento das ruas Silvino Pinto e Rui Barbosa. Por conta de alguns condutores avançarem o sinal vermelho muitos pedestres já foram atropelados no local.
A presença de um semáforo com botoeira, que permite ao pedestre acionar a sinalização para realizar a travessia, não tem sido suficiente para evitar os acidentes, em função da imprudência de alguns condutores.
Situação semelhante ocorre na Avenida Fernando Guilhon, nas proximidades de um shopping, onde apesar do amplo espaço e do tempo adequado para a travessia de pedestres, os acidentes continuam acontecendo.
“O desrespeito à sinalização semafórica é uma preocupação constante. Em alguns locais, como na Fernando Guilhon, além do semáforo, há monitoramento por câmeras de radar, mas ainda assim, a imprudência persiste, resultando em acidentes que poderiam ser facilmente evitados,” concluiu o inspetor Andreanze Andrade.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Bookmark the permalink.