Prefeitura lança plano prevenção e combate às queimadas urbanas em Rio Branco


Slogan da campanha é ‘Evite queimadas, vamos cuidar do município com responsabilidade’. Ações são integradas com o Corpo de Bombeiros, Imac, Defesa Civil e Ibama. Plano foi lançado nesta quarta-feira (31) pela prefeitura
Val Fernandes/Assecom
Para antecipar as ações, a Prefeitura de Rio Branco lançou nesta quarta-feira (31) o plano de prevenção e combate às queimadas urbanas. No ano passado, a capital acreana registrou 1.088 queimadas entre janeiro e dezembro, quase 10% do total registrado em todo o estado no mesmo período, que foram 11.840.
LEIA TAMBÉM:
Número de queimadas no Acre de janeiro até 17 de dezembro é o maior dos últimos anos
Com focos em 113 bairros, Bombeiros registram mais de 700 ocorrências de incêndios no mês de agosto em Rio Branco
Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por conta da fumaça das queimadas, no ano passado, a poluição do ar em Rio Branco chegou a ficar 13 vezes maior do que o nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Prefeitura lança plano se antecipando ao período de queimadas em Rio Branco
“O plano é voltado a conscientização de toda população de Rio Branco para que não queime. Todo ano temos esse plano, estamos atentos e com a educação ambiental funcionando nas escolas, nos bairros conscientizando todo mundo de que queimar é errado, traz doenças para as crianças e idosos de nossa cidade”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.
O Plano de Combate às Queimadas Urbanas 2023 tem como slogan ‘Evite queimadas, vamos cuidar do município com responsabilidade’. O secretário contou que mais de 50 pessoas vão atuar no trabalho de conscientização e fiscalização nos bairros da capital.
“Vamos fazer palestras nas escolas com os alunos, com os professores, nos bairros com toda comunidade, estaremos fazendo blitz nas vias mais movimentadas e distribuindo folders, estaremos na imprensa informando a todos os moradores de que queimar traz prejuízos”, complementou.
Nasserala destacou que a campanha dará uma atenção maior aos bairros com mais registros de queimadas, como a região do Vila Acre, por exemplo. “Tem a Estação Experimental e outros que estamos atentos e tentando evitar esses incêndios nas áreas, principalmente, de terreno urbano que estão com mato e o dono terá que fazer a limpeza e cerca para evitar queimadas”, disse.
O plano começou a ser executado no início de maio e segue até outubro. As ações serão integradas com o Corpo de Bombeiros, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Defesa Civil e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.