Dia D: Saúde de Rio Branco abre 4 unidades para atender crianças e adolescentes durante multivacinação


Equipes atendem nas Uraps Hidalgo de Lima, Cláudia Vitorino, Roney Meireles e Rosângela Pimentel das 8h às 16h. Todas as vacinas do calendário serão oferecidas na ação. Equipes do Ministério da Saúde
Junior Aguiar/Sesacre
A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) abre quatro unidades das 8h às 16h neste sábado (3) para atualizar o calendário de imunização de crianças e adolescentes de até 15 anos. O Dia D de multivacinação é uma ação do Ministério da Saúde no estado acreano.
LEIA TAMBÉM:
Ação que inicia campanha de multivacinação no Acre quer imunizar 500 pessoas
O Acre é o segundo estado a receber a ação do governo federal, que faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação. A multivacinação começou no dia 27 de maio e segue até o dia 7 deste mês. No primeiro dia, as equipes da Saúde Estadual atenderam em frente ao Palácio Rio Branco 588 pessoas e aplicaram 1.003 doses, sendo 107 crianças e adolescentes imunizados no ato de lançamento.
Neste sábado, os atendimentos e a mobilização são feitos pelas equipes municipais. Na capital, o público pode ser vacinar nas seguintes unidades de saúde:
Urap Hidalgo de Lima
Urap Cláudia Vitorino
Urap Roney Meireles
Urap Rosângela Pimentel
“Em alusão ao Dia D de multivacinação que está sendo realizado pelo Ministério da Saúde no estado do Acre, na capital Rio Branco temos quatro unidades que vão estar disponibilizando essa multivacinação. Fazemos o convite para que os pais procurem uma dessas unidades para atualizarem a carteira de vacinação do seu filho. Lembrando que vacina é vida, é para todos e precisamos manter alta cobertura vacinal em todo território nacional”, explicou o diretor de VIgilância em Saúde de Rio Branco, Leandro Siqueira.
Todas as vacinas do calendário serão oferecidas na ação. O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação da população e, assim, impossibilitar o retorno e o agravamento de doenças já erradicadas, como a poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche, por exemplo.
Antecipação da campanha no Acre
Após um caso confirmado de poliomielite no Peru, país vizinho ao território acreano, o Ministério da Saúde recomendou a antecipação da campanha no Acre, normalmente realizada no mês de outubro. O dia D de mobilização está marcado para acontecer em 3 de junho.
A meta é vacinar 8 mil crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. E a campanha de multivacinação pretende alcançar 14 mil crianças, com intuito de atualizar a caderneta de vacinação. Desde 2019, a vacinação desse público vem caindo e nenhum estado brasileiro atingiu o índice superior a 95% de imunizados.
A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.
No Brasil, não existem casos da doença desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus da poliomielite.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.