Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, estava desaparecido desde 26 de novembro de 2024 em Paris. Corpo dele foi localizado na altura de Saint-Denis, uma cidade vizinha à capital francesa neste mês. Corpo de fotógrafo brasileiro é encontrado em Paris
“Não era o que queríamos e esperávamos, mas agradeço a Deus por ele ter sido encontrado, porque outros nunca foram. A gratidão pelo empenho e orações de todos que de alguma forma se solidarizaram para encontrá-lo — vocês todos jamais serão esquecidos por mim, mãe, família e amigos”.
Essas são as palavras de agradecimento de Marta Maria de Castro, mãe do fotógrafo Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, que foi encontrado morto, no último 4 de janeiro, na França. Ele estava desaparecido desde 26 de novembro do ano passado em Paris (veja linha do tempo mais abaixo).
Em uma mensagem compartilhada nas redes sociais, a auxiliar de enfermagem agradeceu a mobilização da imprensa, de grupos de brasileiros e autoridades nacionais e francesas nas buscas pelo filho.
“Eu, Marta Maria de Castro, e família queremos agradecer a todos: às autoridades brasileiras, francesas, à mídia, à imprensa, aos grupos de brasileiros em Paris, que alteraram suas rotinas para ajudar nas buscas pelo meu filho Flávio. […] Deus abençoe e proteja cada um de vocês hoje e sempre. Eterna gratidão”, disse.
Na quinta-feira (9), o consulado avisou à família que o corpo do mineiro havia sido localizado no Rio Sena. A mãe do fotógrafo pediu orações e escreveu que Flávio ia “descansar na paz e luz”.
“Agradeço a todos pelo carinho, orações e apoio com Flávio, comigo e família durante esse tempo. Peço que continuem orando pela família e pelo Flávio descansar na paz e luz”, publicou.
Desfecho
O corpo de Flávio foi encontrado no dia 4 de janeiro, informou o Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Itamaraty.
Segundo a Polícia Federal do Brasil, por causa da correnteza, o cadáver percorreu cerca de 20 quilômetros até Saint-Denis, uma cidade vizinha à capital francesa (veja infográfico abaixo).
De acordo com amigos, as autoridades do país europeu trabalham com a hipótese de que a morte tenha sido ocasionada por afogamento, sem sinais de violência. O suposto local da queda na água seria a Ilha dos Cisnes, perto da Torre Eiffel, onde câmeras de segurança teriam filmado o brasileiro pela última vez.
Infográfico mostra caminho percorrido pelo corpo do fotógrafo
Bruna Azevedo/Arte g1
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre quando ou como o brasileiro pode ter se afogado. O g1 procurou a Prefeitura de Polícia de Paris, responsável pelas investigações, para saber mais detalhes e aguarda retorno.
LEIA TAMBÉM:
Mãe de brasileiro pede orações pelo filho: ‘Descansar na paz e luz’
Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF; veja infográfico
Quem era o fotógrafo brasileiro que foi achado morto no Rio Sena
Corpo de fotógrafo brasileiro que desapareceu na França é encontrado no Rio Sena
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: