Vídeo: fenômeno no céu surpreende moradores do interior de SP

Supercélula foi registrada na região de Sorocaba (SP)Reprodução/ Redes Sociais

As intensas chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Sorocaba nesta sexta-feira (17) resultaram na formação de um fenômeno raro e pouco conhecido: a supercélula. Embora tenha semelhanças com um tornado, os efeitos desse fenômeno são significativamente menores.  

A supercélula foi identificada em Alambari, onde moradores, surpresos e, em alguns casos, assustados, registraram o evento em vídeos capturados de diferentes bairros da cidade.  

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o fenômeno ocorre na parte quente de sistemas de baixa pressão, geralmente associados a frentes frias. Caracterizadas por sua longa duração — que pode se estender por várias horas —, essas tempestades têm uma estrutura estável. Durante o processo, o ar que se deslocava horizontalmente passa a girar em um eixo vertical, gerando o movimento característico.  

As supercélulas são divididas em três tipos principais: clássica, de baixa precipitação e de alta precipitação. As de baixa precipitação aparecem em climas secos e áridos, enquanto as de alta precipitação podem ocorrer em qualquer lugar, sendo mais comuns nas grandes planícies dos Estados Unidos. No Brasil, são observadas principalmente nas regiões Sudeste e Sul.  

Embora sejam a menos comum entre as classificações de tempestades (supercélula, multicélula, unicélula e linha de instabilidade), as supercélulas são também as mais severas. Elas podem provocar chuvas intensas, descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo. Normalmente, essas tempestades duram algumas horas e geram chuvas persistentes nas áreas por onde passam.

Bookmark the permalink.