Secretaria de Administração Penitenciária do DF vai gastar mais de R$ 2 milhões com compra de cones, barreiras e grades de plástico


São 1,4 mil itens; média de valor gasto com cada um é de R$ 1.445. Material será usado em dez unidades operacionais do sistema penitenciário. Prédio da Seape.
TV Globo/Reprodução
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) vai gastar R$ 2.023.220 na compra de cones, barreiras e grades de plástico. De acordo com publicação no Diário Oficial (DODF), a aquisição será feita através de um pregão eletrônico para um contrato de 12 meses.
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No total, são 1,4 mil itens. A média de valor gasto com cada um é de R$ 1.445.
Em nota, a Seape diz que o processo de aquisição será realizado com base no critério de menor preço (veja íntegra mais abaixo). O material será usado em dez unidades operacionais do sistema penitenciário.
O que será comprado?
700 cones de sinalização;
200 barreiras plásticas;
500 grades plásticas.
👉 Segundo a Seape, os itens vão servir para manter o isolamento de segurança em locais estratégicos, como a rodoviária do Plano Piloto e o Setor de Indústrias durante as saídas temporárias dos presos.
👉 O material também vai ser usado para sinalizar obras e reparos feitos por presos do regime semiaberto no programa Mãos Dadas, no qual custodiados trabalham na manutenção de obras públicas, limpeza de bueiros, pintura de praças.
A TV Globo usou as especificações do edital e pesquisou o valor dos produtos no mercado em quatro lugares diferentes. De acordo com a pesquisa, os preços por unidade ficaram:
entre R$ 75 e R$ 135 a unidade do cone flexível;
entre R$ 516 e R$ 965 a unidade da barreira horizontal;
entre R$ 430 e R$ 750 a unidade da grade plástica.
Considerando os preços mais altos de cada produto do edital no orçamento feito pela reportagem, o gasto total com a compra de todos os itens seria de R$ 662,5 mil.
O que diz a Seape
“A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPE) informa que o processo de aquisição de cones, barreiras e grades plásticas de sinalização operacional será realizado com base no critério de menor preço. Esses materiais serão personalizados com a identidade visual da Polícia Penal e confeccionados com materiais reflexivos, duráveis e resistentes às condições climáticas adversas. A aquisição ocorrerá por meio de uma Ata de Registro de Preços (ARP), documento resultante de um processo licitatório que registra preços, fornecedores e condições para contratações futuras. Esse formato não vincula a administração pública à execução imediata do montante e permite que adquira os itens conforme a demanda, eliminando a necessidade de novas licitações para cada compra, o que proporciona maior economia, eficiência no planejamento e redução de desperdícios.”
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