Corpus Christi: fiéis confeccionam tradicionais tapetes com previsão de até 500 metros no Acre


Programação começou desde a manhã desta quinta-feira (8) com a montagem dos tapetes, e tem ainda missas e procissões ao longo do dia. Tapetes em Rio Branco devem chegar a 500 metros
Divulgação/Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Fiéis de todo o estado se reuniram na manhã desta quinta-feira (8) para iniciar as programações de Corpus Christi. Em Rio Branco, os religiosos participaram da montagem dos tradicionais tapetes, que devem chegar a 500 metros. Às 17h, ocorre a missa na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, e às 19h a procissão que deve reunir pelo menos 3 mil pessoas. Às 20h, está prevista a bênção final na Catedral.
O reitor da Catedral, padre Manoel Monte, explicou em entrevista ao Bom Dia Acre que a tradição celebra a presença de Jesus em meio aos fiéis.
“Os tapetes são característicos porque simbolizam a dignidade, Corpus Christi representa o sacramento da Eucaristia, a presença de Jesus no meio de nós, e o único dia que o sacramento da eucaristia sai da igreja de forma pública e caminha pelas ruas. Digno é o Senhor, dignos devem ser os caminhos pelos quais ele passa. Então, os tapetes são a dignidade do Senhor, e ao mesmo tempo a alegria de saber que Deus é tão próximo de nós, que caminha nas nossas ruas, que abençoa nossas casas, abençoa nossos trajetos”, destaca.
Cerca de 100 pessoas participaram da confecção dos tapetes ao longo do material, e 80 da montagem nesta quinta. Foram 17 paróquias envolvidas. Ao todo, a coordenação da Catedral espera que 3 mil pessoas participem da programação.
O tapete montado no estacionamento da Catedral é feito com serragem, enquanto o que fica localizado na rua, é feito em tecido.
Para o administrador Everton Cavalcante, ressalta que a montagem dos tapetes é feita com muito carinho pelos fiéis.
“É um momento muito especial, no qual a gente aguarda chegar esta data para que a gente possa estar, assim, nos doando. É um momento de espiritualidade também, para que a gente possa passar para as pessoas também”, conta.
Tapetes para Corpus Christi começam a ser confeccionados em Rio Branco
Cruzeiro do Sul
Tapete em Cruzeiro do Sul deve chegar a 50 metros
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Na segunda maior cidade acreana, os fiéis se reuniram em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória para a montagem do tapete, feito com serragem, e com previsão de chegar a 50 metros.
“Quando nós usamos tapete em casa, é para segurança, mas também para enfeite, dizer que tem pessoas que amamos. Os tapetes aqui, são feitos, primeiro, com amor, e com arte, para dizer que nós amamos Jesus. Por isso, cada um tem um significado, tem a pomba do Espírito Santo, tem o coração de Jesus, tem a hóstia, para dizer que nós acreditamos em Jesus Cristo”, afirma o Bispo Dom Flávio Giovenale.
A estudante Giovana Larri, de 16 anos, participou pelo segundo ano da montagem do tapete. Para ela, a tradição permite que mais pessoas entendam o significado da data.
“Demorou bastante, a gente chegou às 6h, alguns saíram às 11h. Foi divido por comunidades. Foi um trabalho excelente. É o segundo ano que eu faço, e é maravilhoso, vale a pena mostrar cada vez mais, crescer, as pessoas conhecerem mais sobre o Corpus Christi”, ressalta.
A programação de Corpus Christi na cidade conta ainda com adoração eucarística nos bairros, e às 17h a procissão acontece, com saída a partir de diversos bairros. Os fiéis irão se concentrar às 19h na praça de eventos, quando deve ocorrer a missa ao ar livre.
“Passamos a pandemia, graças a Deus, e com essa experiência, dissemos que iríamos fazer em um lugar bonito e que todos participassem”, destaca o bispo.
Comunidades se dividiram para montar o tapete de Corpus Christi em Cruzeiro do Sul
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Colaborou Rayza Lima, da Rede Amazônica Acre
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.