Brasil considera ‘muito positiva’ proposta da Argentina de construir muro na fronteira com SC

O anúncio do governo argentino sobre a intenção de construir muro na fronteira com o Brasil foi recebido de forma positiva pelo Ministério da Justiça brasileiro. A medida, segundo o governo do presidente Javier Milei, visa reforçar o controle migratório e coibir crimes transnacionais.

Ricardo Lewandowski diz que proposta de construir muro na fronteira com o Brasil será apoiada pelo governo

Governo brasileiro apoia projeto argentino de construir muro na fronteira com SC para combater criminalidade – Foto: Reprodução/ND

As declarações da ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, de construir muro na fronteira com o Brasil, foram feitas na última terça-feira (28), quando ela afirmou que, após a instalação de uma barreira na divisa com a Bolívia, o projeto será ampliado para a região de Misiones com Dionísio Cerqueira (SC).

O ministro da Justiça e Cidadania, Ricardo Lewandowski, comentou a iniciativa durante uma coletiva de imprensa no mesmo dia do anúncio argentino. Segundo ele, a medida pode fortalecer a cooperação entre os países no combate a crimes na região.

Fronteira entre Brasil e Argentina fica na cidade de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina

Cidade catarinense, Dionísio Cerqueira, faz divisa com o estado de Misiones, na Argentina – Foto: Reprodução/ND

“Temos tido uma cooperação com a Argentina, com o Paraguai, muito positiva, muito boa, sobretudo no controle das fronteiras. Entendemos que o que a ministra da Argentina pretende é reforçar o controle das fronteiras e, nesse sentido, até colabora conosco”, afirmou Lewandowski.

Proposta de construir muro na fronteira com o Brasil visa combater criminalidade e tráfico de drogas

De acordo com o governo argentino, o primeiro muro terá 200 metros de extensão e será construído na fronteira com a Bolívia. A partir dessa experiência, a intenção é ampliar a medida para a divisa com o Brasil, especialmente na província de Misiones, que faz limite com Dionísio Cerqueira, no Oeste do estado de Santa Catarina.

Proposta de construção de cerca na fronteira com a Bolívia pode se estender para o Brasil

Governo Milei quer expandir para o Brasil a construção de cerca que será feita na divisa com a Bolívia – Foto: Divulgação/Governo de Salta

“Além da Bolívia, planejamos expandir para outros pontos de fronteira. Agora, vamos para a fronteira em Misiones com o Brasil, que é uma região onde há muitas entradas a pé, e onde já tivemos assassinos e problemas”, declarou a ministra Patricia Bullrich.

O governo de Javier Milei argumenta que a proposta de construir muro na fronteira com o Brasil pode ajudar no combate ao tráfico de drogas, contrabando e entrada irregular de criminosos. No entanto, a medida ainda deve gerar discussões diplomáticas dentro do Mercosul.

Bookmark the permalink.