Família desalojada após nível do rio subir em Tietê não quer mais voltar para casa: ‘É perigoso’


Até a noite desta segunda-feira (3), pelo menos cinco famílias precisaram deixar suas casas. Algumas foram abrigadas pela prefeitura, outras estão na casa de parentes. Rio Tietê sobe após fortes chuvas e inunda estádio de futebol pela segunda vez
Uma das famílias desalojadas após o nível do rio Tietê subir e a água invadir as residências não quer mais voltar para casa. De acordo com a prefeitura, pelo menos cinco famílias ficaram desalojadas. O Estádio José Ferreira Alves, conhecido como Campo do Comercial ficou novamente inundado. Há diversos pontos da cidade em alerta.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A casa do auxiliar de carga, Everton de Arruda Alves foi invadida pela água do Ribeirão Santa Cruz.
“Só deu tempo de arrumar as coisas e levar lá pra frente. Eu mesmo não quero ficar aqui, vou ver se eu alugo outra casa, que aqui é perigoso”.
Famílias ficam desalojadas após nível do Rio Tietê subir
Reprodução/TV TEM
Para evitar mais prejuízos, a prefeitura ajudou no transporte de pertences ao ginásio de esportes, onde ele e sua família vão permanecer temporariamente.
Já a parte da frente do terreno, a residência da gari Maria Aparecida Alves por pouco não foi tomada pela enchente. Mesmo assim, a Defesa Civil recomendou que ela e sua família deixassem o imóvel até que seja seguro retornar.
Chuvas provocam alagamentos em bairros de Tietê
A situação não é inédita para os moradores da área. Segundo relatos, enchentes como essa acontecem com frequência e a região é considerada um ponto de risco pela Defesa Civil. O coordenador do órgão, Willian Alves, afirmou que as famílias afetadas estão recebendo suporte e que a equipe segue monitorando o nível da água.
LEIA TAMBÉM
Rio Tietê sobe após fortes chuvas e inunda estádio de futebol outra vez em Tietê
Motociclista arrastada por enxurrada se recupera do susto e brinca ao relembrar acidente
Motociclista fica ferido após bater em árvore que desabou em rodovia
No início da tarde, moradores do bairro Bonanza também precisaram sair de casa depois que o Rio Tietê transbordou. Além das residências atingidas, cerca de dez ruas e avenidas registraram alagamentos e seguem sendo monitoradas.
Outro ponto afetado foi o campo de futebol do Comercial, que ficou novamente inundado. Essa já é a segunda enchente registrada no local este ano. A Defesa Civil alertou que, caso as chuvas persistam, novos pontos da cidade podem ser atingidos.
Rio Tietê inundou o Campo do Comercial nesta segunda-feira (3)
Reprodução/Defesa Civil
Volume do Rio Tietê em Salto
O volume do Rio Tietê em Salto (SP) está cinco vezes acima do considerado normal após as chuvas que atingiram a região e também cidades da Grande SP no fim de semana. A Defesa Civil colocou a cidade em alerta e fechou o complexo turístico devido ao risco de inundação.
Volume do Rio Tietê em Salto (SP) está cinco vezes acima do considerado normal
TV TEM/Reprodução
Segundo o órgão, na manhã desta segunda-feira (3), a vazão do rio bateu mil metros cúbicos por segundo. Sem chuva, o índice fica entre 200 e 300 metros cúbicos por segundo. Por volta das 19h, a vazão caiu para aproximadamente 860 metros cúbicos por segundo, segundo a prefeitura.
O nível acima do normal também revelou uma grande quantidade de embalagens de plástico que ficou acumulada próximo ao Museu da Usina de Lavras. Conforme apurado pela TV TEM, o lixo descartado de forma incorreta foi levado pela água e passou a mureta de contenção do local.
Aumento do volume do Rio Tietê em Salto (SP) revela grande quantidade de lixo descartado incorretamente
Letícia Paris/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Bookmark the permalink.