Melhor técnica de futsal da Itália é de SC e sonha com a seleção

A melhor técnica de futsal feminino da Itália é de Santa Catarina. Cely Gayardo, 35 anos, hoje dirige a famosa Roma, time grande no futebol masculino, mas que dá seus primeiros passos no futsal e escolheu a melhor treinadora do país, em eleição no fim de 2024, para comandar um projeto inovador.

Técnica Cely Gayardo

Cely Gayardo comandando a equipe da Roma – Foto: Paola Libralato/Divulgação/ND

Cely é natural de São Miguel do Oeste e foi para a Europa ainda como jogadora, mas uma lesão no joelho a fez deixar as quadras para comandar a área técnica. Apesar do pouco tempo, deu muito certo.

“Faz três anos que sou treinadora e sempre quis isso quando vim para a Itália, só não imaginava que seria tão cedo. Tive que parar de jogar depois da pandemia por causa de uma lesão no joelho aos 32 anos. Já no primeiro ano o meu time chegou na final, no segundo ano de novo na final da Liga e da Copa, e perdemos para o mesmo time, e nos dois anos seguintes fiquei entre as três melhores treinadoras da Série A feminina”, contou em entrevista por vídeo.

Cely Gayardo comandando a equipe da Roma – Foto: Arquivo Pessoal/ND

O nome de Cely Gayardo é destaque por ter sido finalista das últimas duas edições da Série A italiana. O desempenho a fez aceitar o convite da Roma, que tem como meta se tornar grande também no futsal feminino.

“A ideia é crescer com um projeto que não é só para uma temporada. Se tudo der certo e a gente conseguir de divisão, a gente consegue pensar a longo prazo”.

Sonho da técnica

A trajetória no futsal feminino como treinadora ainda está no início, mas o trabalho de Cely está voltado para que ela possa no futuro concretizar um dos seus sonhos. No entanto, ela tem plena consciência de que será difícil, mas não impossível.

“O meu objetivo no futuro é chegar a treinar uma equipe masculina. Sei que preciso me consolidar, existe o fato de ser mulher e o país ainda ser machista e cabeça fechada para isso. A barreira para ter que passar para ir até um time masculino é muito grande, por isso sei que tenho que fazer muito bem meu papel no feminino”.

Cely Gayardo é treinadora de futsal na Itália – Foto: Paola Libralato/Divulgação/ND

Inspiração em Chapecó

Como jogadora de futsal, Cely Gayardo atuou no Grêmio, Lazio, Olimpus, Pescara, Burela e também em Chapecó, antes de ir para a Europa. E entre uma das companheiras de time estava Nivia de Lima, que ano passado se tornou a primeira mulher a comandar um clube de futebol masculino – ela dirige o sub-20 da Chapecoense.

A Nivia foi minha companheira de equipe em Chapecó, ela teve uma passagem pelo futsal e consegui seguir um pouco a história dela. Somos ex-companheiras de time e a cada vez que subia eu escrevia dizendo que ela é uma referência. Que mais pessoas deem oportunidade para pessoas como ela. A nossa luta é que a gente não quer estar ali por ser mulher, mas por ser vista como profissional que tem capacidade de mostrar o seu valor. A Nívea é uma referência, mas fico triste pelo fato dela ser a primeira, mas feliz porque esse momento finalmente chegou”.

Bookmark the permalink.