CNU fará ‘banco de candidatos’ com mais de 16 mil aprovados em lista de espera; entenda


Classificação poderá ser utilizada para futuras contratações temporárias de servidores. Resultado definitivo do concurso sai no próximo dia 28. Candidatos entrando no local de prova do CNU em Brasília, DF
Reprodução/TV Globo
Os aprovados em lista de espera do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) formarão um “banco de candidatos” com mais de 16 mil nomes, afirmou o Ministério da Gestão nesta terça-feira (4).
Essas pessoas, além de poderem ser chamadas para assumir os cargos para os quais se inscreveram em caso de desistência, também poderão ser convocadas para futuras contratações temporárias de servidores. Nesse caso, elas permanecerão no banco de espera, aguardando uma possível vaga efetiva.
✅ Siga o canal do g1 Concursos no WhatsApp.
As primeiras listas de classificação do CNU foram divulgadas nesta terça-feira (4). Para os cargos de nível médio, o resultado, inclusive da lista de espera, já é o definitivo.
Já no caso das vagas de nível superior, a lista final sairá somente no próximo dia 28, pois depende de os aprovados confirmarem participação em cursos de formação.
Ao todo, o CNU vai preencher 6.640 vagas imediatas, divididas em vários cargos e especialidades em 21 órgãos do governo federal.
➡️ O banco de candidatos em lista de espera será formado pelos classificados dentro do dobro do número de vagas imediatas de cada bloco temático, além dos aprovados que não passaram na sua primeira opção de carreira.
No CNU, os candidatos podiam concorrer a quantos cargos desejassem dentro de uma mesma área de atuação. E, na hora da inscrição, deveriam ordenar a sua preferência entre as carreiras selecionadas.
Conforme o edital, esses critérios serão utilizados para a formação do banco de candidatos, que também vai levar em conta as vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
“Quem inicialmente não tiver nota suficiente para passar em sua primeira opção de cargo, por exemplo, poderá atingir a nota mínima para entrar no seu segundo cargo prioritário, mas pode seguir no banco de candidatos para a primeira opção e tem chance de ser chamado posteriormente (ainda que assuma o cargo que foi sua segunda opção)”, explicou o MGI.
Quase 1 milhão de pessoas fizeram as provas do CNU em agosto, em 228 cidades brasileiras. A seleção inédita, que ficou conhecida como “Enem dos concursos”, foi a maior do país em número de inscritos.
LEIA TAMBÉM:
Veja a lista de concursos previstos para 2025; salários vão até R$ 20,9 mil
Entenda como serão os cursos de formação do CNU
CNU, Ibama, MPU e mais: veja a lista de concursos previstos para 2025; salários vão até R$ 20,9 mil
Bookmark the permalink.