Megaoperação contra crime organizado mobiliza mais de 400 agentes em SC e PR

A quarta fase da Operação “Sodalitas Finis” está em andamento na manhã desta quinta-feira (6), mobilizando 423 agentes de segurança em oito municípios de Santa Catarina e uma cidade do Paraná. A ação tem como objetivo cumprir 70 mandados de busca e apreensão, além de 49 mandados de prisão preventiva.

A operação objetiva o cumprimento 70 mandados de busca e apreensão e 49 mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó

A operação objetiva o cumprimento 70 mandados de busca e apreensão e 49 mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó – Foto: Divulgação/Polícia Civil/ND

Os mandados de  busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Chapecó, Joinville, Palhoça, Lages, Curitibanos, São José do Cedro, Coronel Freitas e Guatambu, em Santa Catarina, e em Cascavel, no Estado do Paraná.

Objetivo da operação

O objetivo da “Sodalitas Finis” é desarticular uma organização criminosa com atuação no estado de Santa Catarina. A operação foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e Polícia Civil.

A operação mobiliza 423 agentes de segurança pública, que estão nas ruas e em unidades prisionais cumprindo as ordens judiciais

Sodalita Finis mobiliza 423 agentes de segurança pública, que estão nas ruas e em unidades prisionais cumprindo as ordens judiciais – Foto: Divulgação/Polícia Civil/ND

Além dos mais de 400 agentes da segurança pública, a operação conta também com 11 unidades do K9 (cães farejadores), uma aeronave do Saer-Fron (Serviço Aeropolicial de Fronteira) e 146 viaturas.

Resultados das fases anteriores

A primeira fase da operação foi realizada em agosto de 2023. Na oportunidade, foram intensificadas as ações de repressão à organização criminosa. As outras fases ocorreram em fevereiro de 2024 e abril de 2024.

Segundo a Polícia Civil, até o fim da terceira etapa, 123 pessoas foram presas por conta da operação “Sodalitas Finis”.

Além das prisões, a ação resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em dinheiro, bem como uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.

Sodalitas Finis

A Polícia Civil explica que o nome “Sodalitas Finis” significa “o fim do grupo e foi escolhido em alusão ao objetivo principal da operação, que é desarticular as atividades desta organização criminosa.

Esse grupo criminoso teria começado na cidade de Xaxim, também no Oeste, e os suspeitos seriam responsáveis por diversos crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.

A quarta fase da Operação acontece em oito municípios catarinenses e em uma cidade do Paraná

A quarta fase acontece em oito municípios catarinenses e em uma cidade do Paraná – Foto: Geovan Petry/ND

Equipe que atua na quarta fase da Operação

A equipe formada para o cumprimento das ordens judiciais na quarta fase da operação conta com a participação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), de policiais do Gaeco de SC e do Paraná, de Policiais Civis, Militares e da Polícia Penal, de Bombeiros Militares, de Guardas Municipais de Chapecó e de Policiais Civis do Paraná e Rio Grande do Sul.

A ação também conta com o apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Científica de Santa Catarina.

Bookmark the permalink.