Polícia vai ouvir nesta semana sobreviventes de ônibus atingido por destroços de avião que explodiu após pouso forçado em SP


Delegacia também ouvirá testemunhas, mecânicos da aeronave e irá analisar vídeos para saber o que causou acidente. Duas pessoas morreram e dez ficaram feridas na sexta (7), quando King Air tentou pousar em avenida. Momento da queda do avião na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de SP.
Reprodução/TV Globo
A Polícia Civil pretende ouvir nesta semana os depoimentos dos sobreviventes do ônibus incendiado que foi atingido por destroços do avião de pequeno porte, que explodiu na semana passada após a tentativa de um pouso forçado, numa avenida da Zona Oeste de São Paulo.
Duas pessoas que viajavam na aeronave (piloto e o dono dela) morreram carbonizados. Não havia mais pessoas no avião.
Outras dez pessoas que estavam em solo tiveram ferimentos leves, entre elas passageiros do coletivo. Um motociclista que passava pela Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, no momento do acidente, também ficou ferido por partes do avião.
Câmeras de segurança gravaram o que aconteceu na manhã de sexta-feira (7). Além dos sobreviventes, a investigação também ouvirá as testemunhas que viram o momento em que o King Air tentou pousar na via. Mecânicos do avião também prestarão depoimento.
Todas essas pessoas começarão a ser ouvidas a partir desta segunda-feira (10) no 23º Distrito Policial (DP), Perdizes.
Uma outra pessoa que estava no ônibus e sobreviveu ao desastre aéreo continuava internada num hospital, se recuperando dos machucados. O estado de saúde dela não foi divulgado. Por esse motivo, ela inda não será ouvida pelos policiais.
A delegacia apura as eventuais responsabilidades pelo acidente que deixou mortos e feridos. A investigação também vai analisar os vídeos das câmeras que gravaram o acidente.
O 23º DP vai investigar se ocorreu negligência, imprudência ou imperícia para ter causado o acidente que deixou mortos e feridos. Por esse motivo, o caso foi registrado como homicídio culposo (sem intenção de matar) e lesão corporal.
“O boletim de ocorrência foi registrado, inicialmente, como lesão corporal e homicídio, visto que houve morte em razão da negligência, imprudência ou imperícia. Equipes da Polícia Técnico-Científica fazem perícia e reconstituição da queda com scanner 3D para entendimento do ocorrido. Cabe ressaltar que a tipificação criminal pode ser alterada no decorrer da apuração, sem prejuízo às investigações”, informa o comunicado da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Já a Aeronáutica investiga o que causou a queda do avião que explodiu nesta sexta-feira (7) na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo.
O que pode explicar o acidente?
Avião cai e atinge ônibus na Zona Oeste de SP
A aeronave é um modelo King Air F90 que tem 4,6 metros de altura e 12,1 metros comprimento e usa 2 motores turbo hélice para se deslocar. Com velocidade máxima de 468 km/h, o pequeno avião pode voar a até 9.448 metros de altitude.
Os peritos da Aeronáutica vão investigar de possíveis problemas mecânicos até falha humana. Segundo especialistas ouvidos pela equipe de reportagem, os motores do King Air funcionam de forma independente, portanto mesmo se um motor parasse de funcionar, o avião conseguiria continuar voando “tranquilamente”.
Contudo, ambos motores são abastecidos pelo mesmo tanque de combustível. Por isso, os peritos da Aeronáutica devem investigar se houve algum problema no abastecimento e no funcionamento deles.
Avião saiu do Campo de Marte
Ônibus atingido por aeronave pega fogo na Av. Marquês de São Vicente, em SP
Segundo apuração da TV Globo, a aeronave saiu do Aeroporto Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino a cidade Porto Alegre.
O modelo do avião é um King Air F90, que tem capacidade para oito passageiros. Os bombeiros informaram que ainda não sabiam quantas pessoas estavam na aeronave que explodiu.
Avião cai e atinge um ônibus na região da Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de SP.
Reprodução/TV Globo
LEIA MAIS
Avião de pequeno porte King Air cai em avenida na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo; há ao menos 2 mortos e 2 feridos
Avião de pequeno porte que caiu na Barra Funda foi fabricado em 1981 e tinha capacidade para 8 pessoas
Bookmark the permalink.