MS Florestal: Projetos de educação transformam comunidades em Mato Grosso do Sul


Iniciativas reforçam compromisso da empresa nos locais de operações. Com o início de 2025, a MS Florestal reflete sobre os resultados significativos conquistados em 2024 e se prepara para mais um ano de impacto positivo nas comunidades de Mato Grosso do Sul. O planejamento para este novo ciclo está em andamento, com foco na continuidade dos projetos que geraram transformação e crescimento ao longo dos últimos 366 dias.
O trabalho realizado em 2024, em parceria com o Programa Bracell Social, estabeleceu uma base sólida, e, agora a empresa está pronta para enfrentar novos desafios, expandir iniciativas e gerar ainda mais resultados sustentáveis e duradouros. Com um olhar atento às necessidades das comunidades e um compromisso renovado especialmente com a educação, 2025 promete ser um ano de avanços ainda mais expressivos.
Educação: Oportunidades de futuro e crescimento sustentável
Professor Joilson [blusa verde escura no fundo] com alunos em Jovens Talentos.
Foto: MS Florestal
Os projetos voltados para a área de educação buscam o fortalecimento das práticas educacionais e ambientais. Em Mato Grosso do Sul, uma das iniciativas com maior destaque é o Jovens Talentos, que tem como objetivo proporcionar oportunidades de qualificação profissional em áreas de potencial atuação dentro da própria empresa.
Depois da primeira turma de formados em 2023, no ano de 2024, o Jovens Talentos passou a fazer parte da grade curricular do novo ensino médio. Os estudantes da Rede Estadual de Ensino, regularmente matriculados no ensino médio em Água Clara, Bataguassu e Santa Rita do Pardo, passaram a ter a opção de uma trilha de conhecimento voltada ao setor florestal.
Em Água Clara, os alunos têm aula com dois professores que também são colaboradores da empresa. Um deles é Joilson Magalhães de Arruda Junior, analista de Planejamento e Controle Florestal, e ministra a disciplina de Produção de Mudas Florestais em turma no período noturno. “Conseguir unir a rotina diária do setor à sala de aula é uma sensação muito gratificante. A experiência pedagógica para mim é desafiadora, mas é muito a sensação de conseguir perpetuar o conhecimento do setor florestal através dos alunos”, expressa.
Joilson ainda relata que exemplos práticos em sala de aula ajudam a despertar um interesse que os próprios alunos já demonstram.
“Eles entendem muito bem sobre o crescimento da área no estado e entendem a dinâmica por trás do eucalipto. Eles se interessam por todo processo, desde como entrar nas empresas, projeção de carreira, qual a adesão de outras áreas de conhecimento com a floresta. É nítida a preocupação deles com o futuro e sua possível participação e contribuição com o crescimento de Mato Grosso do Sul”, reforça.
Da educação básica à superior
Ainda em parceria com o Governo do Estado, a MS Florestal também apoiou o projeto MS Alfabetiza, com foco no fortalecimento da aprendizagem e na melhoria dos indicadores educacionais dos alunos matriculados nas redes públicas de ensino de Mato Grosso do Sul. O programa visa o desenvolvimento da leitura, escrita e habilidades matemáticas, adequadas à idade e ao nível de escolaridade dos estudantes.
O projeto incluiu a formação de professores e gestores da educação infantil e do ciclo de alfabetização, bolsas para coordenadores e formadores, material de apoio para alunos e professores, além da aplicação de metodologias ativas e lúdicas para aumentar a proficiência. Também foram oferecidos prêmios financeiros e contribuições para as escolas, com o objetivo de gerar impacto positivo e duradouro na educação estadual do 1.º e 2.º anos.
Já no âmbito da educação superior, no passado, foi assinado e implementado, em parceria com o Governo Estadual e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, o curso de Tecnólogo em Silvicultura. Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma qualificação de nível superior, o curso se destaca por sua abordagem prática e menor duração, com dois anos e meio de formação.
As inscrições foram abertas para a população interessada e para colaboradores da empresa. Ao oferecer essa oportunidade de qualificação superior, a companhia fortalece o seu compromisso com o crescimento contínuo de seus talentos internos, promovendo a retenção da equipe e criando caminhos para planos de carreira dentro da organização.
“Na UEMS é onde está acontecendo o desenvolvimento. Com este curso por meio dessa parceria com a MS Florestal vamos qualificar 40 profissionais diretamente para atender esse setor. A UEMS entra diretamente na rota da celulose”, comentou o reitor da universidade, Laércio Alves de Carvalho, durante a cerimônia de formalização e assinatura do documento pelo governador Eduardo Riedel.
Educação e saúde: Visão no Futuro
Criança com óculos fornecido pelo Visão no Futuro.
Foto: MS Florestal
O programa Visão no Futuro, iniciado em março de 2024, tem como objetivo garantir acesso à saúde ocular para estudantes de Bataguassu e Santa Rita do Pardo, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Com foco na melhoria da qualidade de vida e na redução da evasão escolar causada por dificuldades visuais, a iniciativa atendeu mais de 4.800 alunos da rede pública dessas duas cidades.
O programa se destaca pela doação de óculos de grau para estudantes de baixa renda, proporcionando não apenas a correção visual, mas também contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e social dos jovens. O início do projeto envolveu a capacitação de professores, agentes comunitários de saúde e outros profissionais interessados em aplicar o Teste de Acuidade Visual nas escolas, garantindo uma triagem eficiente.
Etapa de consultas oftalmológicas.
Foto: MS Florestal
Os alunos que apresentaram dificuldades de visão foram encaminhados para consultas com especialistas, com o objetivo de oferecer o diagnóstico e o tratamento adequado. Com essa abordagem, o Visão no Futuro está não só promovendo a saúde ocular, mas também incentivando a permanência escolar e, consequentemente, o sucesso educacional, contribuindo para a formação de um futuro mais saudável e promissor para os estudantes atendidos.
“Contribuir com a educação é extremamente gratificante, pois sabemos que estamos impactando diretamente o futuro das pessoas e das comunidades. Para a MS Florestal, é um pilar fundamental que não só fortalece nossa responsabilidade social, mas também impulsiona o crescimento sustentável. Investir em educação é garantir um desenvolvimento mais justo e contínuo, tanto para os colaboradores quanto para toda a sociedade”, finaliza Michelle, coordenadora de Responsabilidade Social, Michelle Oliveira de Almeida.
Sobre o Bracell Social
O Bracell Social é o braço de investimento social da Bracell, guiado por três pilares fundamentais: educação, empoderamento e bem-estar. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde a empresa atua. Por meio de 23 iniciativas distribuídas nas três vertentes, a Bracell fortalece práticas educacionais e ambientais, conta com ações de capacitação, empreendedorismo e geração de renda, além de iniciativas de promoção à saúde, cidadania e cultura.
Sobre a MS Florestal
A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada na formação de florestas plantadas e na preservação ambiental, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: www.msflorestal.com
Bookmark the permalink.