Detento de cadeia pública do PI morre no HUT após 18 dias internado; família denúncia negligência de presídio


Felipe da Silva, de 29 anos, deu entrada no HUT no dia 23 de janeiro de 2025 e morreu no domingo (9). A esposa afirma que o companheiro estava doente e não recebeu atendimento adequado no presídio. Cela de presídio, em imagem de arquivo
Valter Campanato/Agência Brasil
O auxiliar de serviços Felipe da Silva Alves de Araujo, de 29 anos, que estava preso na Cadeia Pública de Altos (CPA) morreu no domingo (9), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A causa da morte ainda não foi confirmada pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), mas familiares denunciaram que o rapaz apresentava problemas de saúde há pelo menos cinco meses, não tratados pelo presídio. (Confira a nota da Sejus ao fim da reportagem).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ao g1, a esposa de Felipe, Amanda Gomes, relatou que o companheiro foi preso em maio de 2024 e começou a apresentar manchas escuras na pele, queda de cabelo e coceira em setembro. No dia 23 de janeiro de 2025, o homem deu entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com uma crise convulsiva.
Após piora no quadro, precisou de uma intubação orotraqueal. Ele seguiu internado na unidade hospitalar por 18 dias e morreu na manhã do domingo (9).
Em um relatório divulgado no dia 25 de janeiro, o HUT apontou que Felipe estava estável, ainda entubado e sem previsão para receber alta. Ainda no relatório, o hospital declarou que o quadro poderia se tratar de neurossífilis, infecção do sistema nervoso central pela sífilis. O diagnóstico não foi confirmado até o momento.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Amanda relatou que em uma das visitas ao presídio notou que o companheiro havia emagrecido e estava com manchas no corpo. Quando questionado, Felipe contou que estava com coceira e mal-estar. A partir da data, a mulher começou a solicitar atendimento para o marido na CPA.
Segundo ela, o rapaz só recebeu atendimento adequado quando apresentou uma crise convulsiva.
“Ele sentia dor e coceira. Teve queda de cabelo e ficou cheio de manchas também. Pedi que fizessem exames e eles falaram que a demanda tava alta, aí deram soro. Durante todo esse tempo ficaram dando só soro e ele muito magro. Eu chorei e me humilhei pedindo pra ele ser atendido direito e nada. Quando fui na visita no dia 23, me avisaram que ele tinha dado uma convulsão e estava no HUT”, contou a esposa da vítima.
Felipe morreu de asfixia, crise convulsiva e epilepsia, conforme a declaração de óbito do Instituto de Medicina Legal (IML).
O homem deixa três filhos, de nove, quatro e dois anos.
Preso por roubo
Felipe da Silva foi preso no dia 17 de maio de 2024, em cumprimento ao mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo majorado. Conforme relatório do Ministério Público do Piauí (MPPI), o homem e um comparsa roubaram uma motocicleta e um celular em dezembro de 2023, no bairro Renascença, Zona Sudeste de Teresina.
Ainda segundo o MP, Felipe foi encontrado com a moto e reconhecido pela vítima do assalto em janeiro de 2024, mas negou o crime.
“Conquanto tenha negado os fatos, a autoria é certa e individualizada, e a materialidade resta comprovada por meio dos depoimentos colhidos em fase inquisitiva, no auto de exibição e apreensão, auto de reconhecimento, todos anexados nos autos investigativos”, diz trecho da denúncia.
O homem seguiu preso até dar entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em janeiro de 2025.
Confira a nota da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus-PI):
A Secretaria da Justiça informa que foram prestadas todas as assistências necessárias ao interno da CPA – Cadeia Pública de Altos e o mesmo foi levado ao HUT – Hospital de Urgência de Teresina, ficando internado desde janeiro/2025 e veio a óbito no hospital. A causa da morte está informada na Declaração de Óbito fornecida pelo hospital e entregue à família.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Bookmark the permalink.