Estudo mostra que emoções positivas ajudam a combater a hipertensão


Pacientes expostos a mensagens de gratidão e otimismo tiveram redução de pressão arterial. Estudo mostra que emoções positivas ajudam a combater a hipertensão
Um estudo da Universidade Federal de Goiás confirmou uma percepção popular: emoções positivas ajudam no combate à hipertensão.
A aposentada Mariane Dias acompanha constantemente a pressão arterial.
Mariane Dias: Sou hipertensa.
Repórter: E normalmente sua pressão fica como?
Mariane Dias: 14 por 10, 13 por 10.
Repórter: E precisa tomar remédio?
Mariane: Todo dia.
A hipertensão é uma doença crônica, tratada com medicamentos e que exige cuidados contínuos.
“Estima-se que existam 1,2 bilhão de indivíduos com hipertensão arterial no mundo. Metade dessas pessoas nem sabem que são hipertensas. E das que sabem, apenas a metade tem a pressão controlada”, diz Weimar Sebba Barroso, coordenador da Unidade de Hipertensão/UFG e membro da SCB.
O sobe e desce da pressão é controlado o tempo todo pela vendedora Ana Paula de Santana.
“Deu 13 por 8, mais baixinho do que o normal. Nem a reportagem me deixou nervosa”, conta Ana Paula.
Mariane e Ana Paula foram voluntárias de um estudo realizado com 100 pacientes hipertensos, atendidos na Unidade de Tratamento da Hipertensão da UFG. Todos continuaram usando os remédios, mas metade deles recebeu algo a mais: mensagens motivacionais pelo celular.
“Vamos agradecer todos os bons momentos, as boas oportunidades, as boas pessoas e os bons auxílios que recebemos ao longo da vida”, diz um vídeo.
Estudo mostra que emoções positivas ajudam a combater a hipertensão
Reprodução/TV Globo
São mensagens de gratidão, otimismo, propósito de vida, bem-estar espiritual e perdão:
“A paz de espírito não é ausência de conflito, mas a capacidade de lidar com ele”, lê Ana Paula.
“No início, os participantes começaram no nível de pré-hipertensão, o que a gente pode dizer 12 ponto 9, 12 ponto 8. E houve redução no grupo intervenção para 12 ponto 1. Pode falar, poxa, mas de 12 ponto 9 para 12 ponto 1. É significativo? É significativo porque é o que alguns medicamentos conseguem fazer. Já é suficiente para reduzir o risco de danos cardiovasculares, riscos mais sérios cardiovasculares mais sérios”, afirma a pesquisadora e médica cardiologista Maria Emília Figueiredo Teixeira, autora da pesquisa.
Estudo mostra que emoções positivas ajudam a combater a hipertensão
Reprodução/TV Globo
Sal embaixo da língua aumenta a pressão? Veja mitos e verdades sobre hipertensão
Fez bem até para a camada interna dos vasos sanguíneos, com redução de placa de gordura. O estudo foi apresentado no Congresso Americano de Cardiologia e acaba de ser publicado no “Jornal Científico da Federação Mundial do Coração”.
Os pesquisadores descobriram que esse remédio diferente é tão importante quanto reduzir o consumo de álcool, não fumar e praticar atividades físicas. Ou seja, mensagens do bem são mais um tipo de hábito saudável para ser incluído na rotina. Mas isso não significa o fim dos remédios.
“Não é para substituir. Neste momento estamos adicionando. Nós fizemos o estudo para mostrar aquilo que tem sido sugerido. Será que nós podemos comprovar? E isso que o estudo científico mostra, que esses sentimentos modulam para melhor o controle da pressão arterial”, diz Álvaro Avezum, presidente do Departamento de Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da SCB.
Práticas do bem que podem levar a uma vida mais longa e saudável.
“Me dá mais saúde, mais qualidade de vida, e isso não tem preço”, afirma Ana Paula.
Estudo mostra que emoções positivas ajudam a combater a hipertensão
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Hipertensão: por que a pressão ’12 por 8′ passou a ser considerada alta por médicos
Entenda nova técnica aprovada nos EUA que altera os rins para tratar casos graves de hipertensão
Bookmark the permalink.