Lua de Neve começa hoje; veja dicas para observar fenômeno

Lua de Neve: Lua cheia de fevereiro está visívelPxHere

A Lua de Neve começará na noite desta quarta-feira (12). Carregada de simbolismos, ficará no céu durante uma semana e pode ser observada a olho nu. Veja dicas de como apreciar:

O que é a Lua de Neve?

A Lua de Neve é a segunda Lua cheia do ano, em fevereiro. O nome remete às granndes nevascas no hemisfério norte nesta época do ano, ponto alto do inverno. Embora tenha um nome poético, não apresenta fenômenos astronômicos únicos, como eclipse ou superlua.

Sofia Fonseca, astrônoma formada pela UFRJ e astrofotógrafa, explicou em uma entrevista ao Portal iG que, mesmo assim, é possível fazer observações interessantes do fenômeno astronômico.

Dicas para observar a Lua cheia

A Lua de Neve, sendo cheia, é ótima para ser observada a olho nu ou por astrônomos amadores. Sofia disse: “A Lua cheia reflete de forma muito forte a luz solar, fazendo com que a visibilidade ao redor se torne bem mais clara. Isso pode ser útil para quem tem um pouco de medo do escuro ou para quem deseja uma noite mais iluminada.”

O que observar durante Lua de Neve?

O brilho da Lua cheia pode ofuscar diversos outros corpos, tornando-a protagonista da noite. 

“Quando a Lua está cheia, o céu se ilumina tanto que objetos mais fracos, como a Nebulosa de Óleo, ficam ofuscados pela luz da Lua. O melhor momento para observar esses objetos é durante a fase de Lua minguante”, explicou a astrônoma.

A observação da Lua cheia pode ser “bastante impressionante,” acredita Sofia. Com binóculos, lunetas ou telescópios, é possível observar a superfície lunar com mais detalhes, especialmente as grandes crateras e os mares lunares, que são as regiões mais escuras da Lua.

A Lua fica majestosa. Para quem tem um pouco de medo de escuro, a Lua ilumina tudo. Se o clima estiver bom e sem nuvens, dá para ver tudo ao seu redor enquanto estiver fora de casa. Para quem tem medo de escuro, é a melhor época para observar,” comentou a astrônoma.

Porém, para estrelas ou nebulosas, “o melhor é esperar que a Lua cheia passe. Quanto mais minguante a Lua, melhor para observar objetos mais fracos como aglomerados de estrelas e nebulosas.”

Amanhecer na Lua cheia

Outro aspecto impressionante de Luas cheias é o “espetáculo” durante o amanhecer.  amanhecer. Observando o horizonte nas primeiras horas da manhã, há a Lua cheia, ainda visível no oeste, enquanto o sol começa a nascer no leste.

“É uma cena que encanta qualquer um, ver a Lua laranja no horizonte enquanto o dia começa a clarear. Para quem tem a sorte de estar acordado nessa hora, é um espetáculo incrível”, explicou Sofia.

Bookmark the permalink.