Cientistas se reúnem em Vitória para discutir clima e ocenao; confira as oficinas oferecidas na Ufes


Evento tem mesas redondas, programação especial no planetário e oficinas gratuitas. Interessados podem se inscrever gratuitamente no site oficial. Grupo de golfinhos é flagrado por drone de pesquisadores no Espírito Santo.
Instituto O Canal
Pesquisadores e professores vão ser reunir na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, para debater a crise climática e a preservação dos oceanos.
A reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começa nesta quarta-feira (19) e termina na sexta (21) com mesas redondas, programação especial no planetário e oficinas gratuitas. As pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente no site oficial clicando aqui.
Portas abertas

A atividades acontecem no campus de Goiabeiras. Além das discussões científicas, a Ufes vai abrir as portas para a comunidade, com atrações para todas as idades. Os eventos fazem parte do Programa SBPC vai à Escola.
Ao longo dos três dias, conferências e mesas de debates vão propor reflexões sobre diversas temáticas relacionadas à questão ambiental, como a adaptação climática no Espírito Santo, poluição atmosférica e saúde pública, inteligência artificial e sustentabilidade, além do impacto do desastre do Rio Doce.
Ufes em Goiabeiras
Divulgação/Ufes
Além das mesas redondas e exposições científicas para todas as idades, várias oficinas serão oferecidas nos dias de evento. Confira aqui a lista completa e o que é preciso para se inscrever com antecedência.
Oficinas gratuitas
Os interessados em questões hídricas, por exemplo, vão poder participar do curso “Segurança hídrica e desenvolvimento regional sustentável”, que vai abordar os fatores que influenciam a disponibilidade e qualidade da água, além de seu impacto direto em comunidades e ecossistemas.
Para quem se interessa pelo mundo oceânico, vai ter a oficina “O impacto invisível da acidificação dos oceanos”, em que será realizado um experimento prático e acessível para demonstrar como o aumento de dióxido de carbono afeta o pH da água do mar e as consequências para organismos como corais e moluscos.
Os entusiastas de baleias e golfinhos poderão participar da oficina “Conversando com Jujuba sobre as baleias e os golfinhos”, uma imersão nas espécies emblemáticas da costa brasileira e no papel desses animais marinhos no ambiente costeiro capixaba.
Confira algumas oficinas gratuitas oferecidas no evento:
Discussões Atuais sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA)
Oficina de Desenho e Pintura com Técnicas Ancestrais
Oficina de Encadernação
Oficina de Escultura em Papel: Criação de Máscaras
Oficina de Produção de Tintas Naturais
A Importância das Populações Tradicionais no Manejo dos Recursos Pesqueiros no Brasil
Segurança Hídrica e Desenvolvimento Regional Sustentável
Como os Sons de Baleias e Golfinhos Podem Ajudar na Conservação dos Oceanos
Energia Solar e suas Aplicações: uma abordagem para a sala de aula
Oficina de Animação em Stop Motion
Chás Medicinais: A Água que Usamos, Benefícios e Riscos
A Fotografia dos Fenômenos e os Fenômenos da Fotografia
Economia do Mar Capixaba: A Nova Matriz Econômica
Reconhecendo Fake News: Como Ensinar Mudanças Climáticas?
Material Didático: Respostas das Espécies Diante da Mudança Climática nos Oceanos
Aquecendo o Planeta, Alagando o Futuro: Um Olhar Integrador para a Crise Climática Atual
Conversando com Jujuba Sobre as Baleias e os Golfinhos
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Bookmark the permalink.