Onda de calor persiste no Sudeste com temperaturas de 40ºC

Rio de Janeiro segue com temperaturas acima dos 40ºC e sem previsões de chuvaTânia Rêgo/Agência Brasil

A onda de calor segue forte sobre o Brasil nesta quarta-feira (19), atuando principalmente na região Sudeste. As temperaturas se mantêm muito acima do normal nos quatro estados da região, segundo o Climatempo.

O índice de meteorologia prevê que esta onda de calor continue atuando sobre o Sudeste até o dia 24 de fevereiro, mas enfraquecendo no fim desta semana. Apesar de diminuir levemente, as altas temperaturas devem continuar. 

Para esta quarta-feira ainda há possibilidade de temperaturas em torno dos 40°C no estado do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em áreas do norte de Minas Gerais, aponta o Climatempo. Já em São Paulo, acumulados de chuva são previstos para o centro, oeste, sul e parte leste do estado. 

Há possibilidade de pancadas a partir da tarde na Grande São Paulo. O Inmet está com alerta de perigo potencial para chuvas intensas e tempestade no território paulista, válido para a manhã desta quarta.

 Calor acima dos 40°C no RJ

Menino se refrescando com mangueira em Guaratiba, Rio de Janeiro, durante forte onda de calorAFP

O estado do Rio de Janeiro foi novamente o local mais quente do Brasil na terça-feira (18), de acordo com dados obtidos pelo Climatempo. A temperatura chegou aos 40,6°C em Silva Jardim, a mais alta no país.

As quatro cidades mais quentes são do estado fluminense, enquanto no top 10 constam também locais do Espírito Santo e de Minas Gerais. Confira:

  1. 40,6°C – Silva Jardim (RJ);
  2. 40,5°C – Niterói (RJ);
  3. 39,7°C – Seropédica (RJ);
  4. 39,5°C – Duque de Caxias/Xerém (RJ);
  5. 39,4°C – Alegre (ES);
  6. 39,2°C – Cambuci (RJ);
  7. 39,0°C – Coronel Pacheco (MG);
  8. 38,8°C – Alfredo Chaves (ES);
  9. 38,4°C – Rio de Janeiro/Marambaia (RJ) e Três Rios (RJ);
  10. 38,3°C – Araçuaí – (MG).

Quando acaba a onda de calor?

O Climatempo aponta que, ao menos, o fenômeno se estenda até a próxima segunda-feira (24). A onda de calor se caracteriza por temperaturas 5ºC acima da média do período por no mínimo cinco dias consecutivos.

O calor extremo é registrado no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste, com a presença de altas temperaturas e pouca chuva, de acordo com dados meteorológicos do Inmet. O bloqueio atmosférico de ar quente impede a circulação de massas de ar frio, o que acaba levando mais chuvas para cidades nas “extremidades” do fenômeno, como São Paulo.

São Paulo pode ser um dos locais com mais chuva, mas sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e Mato Grosso do Sul também podem ter pancadas. Nesta quarta, o Amazonas é o único estado com alerta laranja do Inmet para perigo de chuvas intensas.

Bookmark the permalink.