Projeto ‘Poraquê Folia’ valoriza manifestações culturais do carnaval e promove integração


Projeto vai pela primeira vez às ruas na sexta-feira (21), quando fará percurso de 3 quilômetros nos bairros Salé, Mapiri e Liberdade, em Santarém. Bloco de Carnaval vai percorrer as ruas dos bairros Salé, Mapiri e Liberdade (imagem ilustrativa)
Banco de imagens
A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizará nesta sexta-feira (21), programação de lançamento de projeto de carnaval de rua. Na oportunidade será lançado o bloco “Poraquê Folia”, que percorrerá as ruas dos bairros Salé, Mapiri e Liberdade, em Santarém.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O projeto tem o objetivo de valorizar as manifestações carnavalescas, incentivar a participação de estudantes e servidores em eventos culturais e ampliar o uso dos espaços públicos para expressões artísticas. Com uma proposta inclusiva e democrática, o evento ainda apresenta uma oportunidade única para estudantes, servidores e a população celebrarem juntos a tradição carnavalesca, reafirmando a importância da cultura popular como ferramenta de integração e pertencimento.
Percurso
A concentração do bloco será na área externa da Unidade Tapajós da Ufopa, em frente à entrada principal, a partir das 17h30, de onde sairá às 18h30. O encerramento está previsto para as 22h no mesmo local. Durante o trajeto, que terá aproximadamente 3 km, os foliões serão embalados por uma banda de marchinhas tradicionais e performances artísticas. A programação também contempla oficinas de confecção de máscaras e adereços.
Além da diversão, o evento contará com apoio logístico da Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias municipais de Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Saúde, garantindo segurança, infraestrutura e suporte emergencial. A Polícia Militar também estará presentes para garantir a organização do evento.
Parcerias
O Bloco Poraquê Folia é financiado pela Fundação de Integração da Amazônia (Fiam) e conta com o apoio das associações de moradores dos bairros envolvidos, além do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e das Atléticas da Ufopa.
A realização do bloco fortalece o compromisso da Ufopa em atuar como agente de transformação cultural e social, consolidando o Poraquê Folia como um marco no calendário festivo de Santarém.
O percurso foi definido em conjunto com a equipe da Diretoria de Cultura e Comunidade a apresentado ao Gabinete da Reitoria e as representações estudantis. A proposta é que o bloco passe por algumas ruas do bairro, promovendo a interação com os moradores, em um percurso de 3km.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Bookmark the permalink.