Mortes de pedestres em acidentes de trânsito triplicam na região de Campinas; veja números


Dados do Infosiga mostram que foram 13 óbitos por atropelamentos em janeiro, contra quatro do mesmo período do ano anterior. Na área de cobertura do g1 Campinas, ocorrências com mortes aumentaram 52% no primeiro mês de 2025. Foto de arquivo de atropelamento com morte em cruzamento de Campinas
Pedro Torres/EPTV
As mortes de pedestres triplicaram entre os acidentes de trânsito com óbitos registrados na região de Campinas (SP). Foram 13 ocorrências em janeiro de 2025, contra 4 no mesmo período do ano anterior, uma alta de 225%.
Os dados são do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo (Infosiga-SP), que considera as ocorrências tanto na malha urbana quanto em rodovias que cortam as 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas.
As ocorrências com mortes de pedestres ocorrem em oito dos 31 municípios. São eles:
Americana
Campinas (4)
Espírito Santo do Pinhal
Jaguariúna
Mogi Guaçu
Monte Mor (2)
Paulínia
Pedreira (2)
Em janeiro de 2024, apenas três cidades registraram acidentes com mortes de pedestres: Campinas (2), Mogi Guaçu e Valinhos.
Total de mortes
Ao todo, o Infosiga contabilizou 38 mortes em acidentes de trânsito no primeiro mês do ano, alta de 52% em relação a janeiro de 2024, quando 25 moradores morreram.
O crescimento foi acompanhado por aumento no número de cidades que registraram acidentes com óbitos: foram 17 das 31 analisadas, contra 11 em janeiro de 2024.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Campinas, metrópole com 1,1 milhão de habitantes, é quem responde pelo maior número de óbitos em acidentes de trânsito. Foram 11 no primeiro mês de 2025, contra 9 em janeiro de 2024 – o que representa um crescimento de 22,2%.
Sumaré, com quatro mortes, e Americana, com três óbitos, são as outras cidades com mais vítimas.
Mortes em acidentes de trânsito na região de Campinas
Maiores vítimas
As maiores vítimas do trânsito na região de Campinas seguem sendo os motociclistas, que respondem por 44,7% das ocorrências: 17 dos 38 óbitos.
Em comparação ao ano anterior, o crescimento foi de 21,4% – em janeiro de 2024, o sistema registrou 14 mortes.
O Infosiga também aponta aumento de 133% no total de vítimas fatais em acidentes envolvendo automóveis. Foram 7 ocorrências em janeiro, contra 3 do mesmo período do ano anterior.
O único tipo de veículo em que houve queda foi a bicicleta. Quatro ciclistas morreram no primeiro mês de 2024, e o Infosiga registrou um óbito em janeiro de 2025.
Multas no trânsito: veja as 5 vias com mais infrações em Campinas
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Bookmark the permalink.