VÍDEO: Peixes e camarões aparecem mortos às margens de leito do Rio Tietê no interior de SP


Situação ocorreu em Novo Horizonte (SP) e, segundo pescadores, é recorrente. Em nota, Cetesb informou que, durante a vistoria, os técnicos não observaram a mortandade de peixes, somente de pequenos camarões. Peixes e camarões são encontrados mortos às margens do Rio Tietê em Novo Horizonte
Peixes e camarões foram encontrados mortos às margens do leito do Rio Tietê em Novo Horizonte (SP) nesta terça-feira (25). Pescadores e donos de ranchos reclamam da coloração esverdeada na água e do mau cheiro.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que, durante a vistoria, os técnicos não observaram a mortandade de peixes, somente de pequenos camarões.
Um vídeo, gravado pelo proprietário de um dos ranchos, mostra diversos peixes boiando na água densa e escura (assista acima). Na imagem, é possível ver uma grande quantidade de camarões mortos e, devido à correnteza, alguns deles estavam fora d´água.
Situação da margem do leito do Rio Tietê em Novo Horizonte (SP)
Arquivo pessoal
A situação foi constata pela reportagem da TV TEM, que percorreu dois condomínios de ranchos. Em entrevista à reportagem, Wagner Promissia, proprietário de um dos ranchos, diz que o problema é recorrente.
Pescadores que frequentam o local também reafirmaram a denúncia. Segundo eles, o rio está com uma coloração esverdeada há meses e, até o momento, nada foi feito pelas autoridades ambientais.
Questionada, a Polícia Ambiental esclareceu que foi acionada e, durante a vistoria, os técnicos não observaram peixes mortos, mas identificaram a morte de pequenos camarões.
Além disso, a corporação também esclareceu que: “embora não tenham encontrado fontes específicas de poluição, foram coletadas amostras de água para análise de diversos parâmetros, que deverão ajudar a determinar as causas das florações das algas”, conforme a nota.
Ainda de acordo com moradores e frequentadores, essa situação tem prejudicado o turismo local, principalmente durante o verão.
Gilmar Martins, assessor da diretoria de Meio Ambiente de Novo Horizonte, disse que a prefeitura tenta uma resposta para o problema.
“Prefeitura consegue apenas acionar os órgãos competentes, como Cetesb, Ibama.. Cabe a eles dar um retorno para nós do que pode estar acontecendo”, explicou à TV TEM.
Situação recorrente
O problema, segundo à população, ocorre desde maio de 2024. À época, os moradores denunciaram ter encontrado peixes e camarões mortos em meio ao lodo. No início de 2025, a situação ainda persistia, conforme constatado pela TV TEM.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Bookmark the permalink.