Impulsionados por ‘hermanos’, aeroportos de SC passam de 800 mil passageiros em janeiro

Os aeroportos de Santa Catarina registraram uma movimentação de 211 mil passageiros internacionais em janeiros deste ano, uma alta de 58% em relação ao mesmo período de 2024. No total, 844 mil pessoas passaram pelos aeroportos do estado no primeiro mês do ano.

Aeroportos de SC registram alta de 58% na movimentação de turistas internacionais em janeiro deste ano. Na imagem, filas nos caixas de atendimento de um aeroporto

Aeroportos de SC registram alta de 58% na movimentação de turistas internacionais em janeiro deste ano – Foto: Roberto Zacarias/Secom/ND

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, junto à Agência Nacional de Aviação Civil. Somando voos domésticos e internacionais, a movimentação em janeiro de 2025 foi 12,3% maior do que em janeiro do ano passado.

Todo o fluxo de passageiros e cargas internacionais passou pelo Aeroporto de Florianópolis. Além das conexões com Europa e América Central e do Norte, o local teve a movimentação impulsionada com voos para cidades da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru.

O pico de movimentação no aeroporto da capital catarinense foi registrado no dia 19 de janeiro, com 20.378 passageiros contabilizados.

Avião na pista de voo do Aeroporto de Florianópolis

Movimentação de passageiros e cargas internacionais são concentradas no Aeroporto de Florianópolis – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND

Ranking dos aeroportos de SC com maior movimentação em janeiro

No setor de voos domésticos, os aeroportos de SC registraram 632 mil passageiros e 1 mil toneladas de cargas transportadas. Veja o ranking com as maiores movimentações de passageiros:

  1. Aeroporto de Florianópolis – 330,3 mil passageiros;
  2. Aeroporto de Navegantes – 211,3 mil passageiros;
  3. Aeroporto de Chapecó – 40,7 mil passageiros;
  4. Aeroporto de Joinville – 39,6 mil passageiros;
  5. Aeroporto de Jaguaruna – 8,9 mil passageiros;
  6. Aeroporto de Correia Pinto – 1,6 mil passageiros.
Bookmark the permalink.