‘La Ursinha’: conheça menino de 3 anos que encanta internet fantasiado de La Ursa em ensaios de carnaval


Davi Henrique viralizou com passos rápidos e balançando a cabeça em desfiles do Urso Branco de Cangaçá, de São Lourenço da Mata, no Grande Recife. ‘La Ursinha’ viraliza nas redes sociais dançando com grupo de São Lourenço da Mata
Brinquedo popular ligado à cultura cigana, a La Ursa é uma tradição de longa data no carnaval pernambucano. Mas não é porque ela é antiga que não se renova. Em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, o Urso Branco de Cangaçá, que tem 47 anos de história, viralizou na internet com uma dessas inovações: a “La Ursinha” (veja vídeo acima).
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
Um dos elementos presentes na escultura do Galo Gigante, símbolo do carnaval do Recife que reina absoluto na Ponte Duarte Coelho, a La Ursa, que sai às ruas pedindo dinheiro, remonta a uma tradição trazida da cultura europeia a partir do século 18.
Já a “La Ursinha” tem apenas 3 anos e é interpretada pelo pequeno Davi Henrique, que encanta todo mundo balançando as pernas e a cabeça.
O vídeo dele dançando, frenético, no meio da percussão do grupo foi publicado pela mãe do garoto, Kervelle Kelly da Silva Aguiar, em 18 de fevereiro do ano passado, mas voltou a ser compartilhado nos últimos dias, chegando a receber mais de 201 mil curtidas.
Kervelle disse que tudo começou quando a criança viu os ursos pela primeira vez durante um ensaio do Urso Branco de Cangaçá.
“Aqui sempre tem os ensaios nos dias de domingo, a gente foi trazer ele para ele ver. Ele se apaixonou. Chegou em casa, ficava pedindo todos os dias para colocar na televisão. Aí a gente colocava, e ele dançava com caixa, com balde, com tudo. Tudo o que desse para colocar na cabeça, ele dançava”, contou.
Segundo a mãe de Davi, depois disso, uma vizinha deu ao menino a roupa que ele usa nos desfiles.
“Todo dia ele quer vestir a La Ursa, se deixar. […] Eu gosto. Se ele está feliz, eu estou feliz. O importante é a felicidade dele […]. Em todo ensaio, ele tem que estar”, disse Keverlle.
‘La Ursinha’ faz sucesso na internet dançando com grupo de São Lourenço da Mata, no Grande Recife
Reprodução/Instagram
Davi aprendeu os passos com os veteranos do Urso Branco de Cangaçá. “Você faz se tremer e pular”, explicou o estudante Mateus da Silva, um dos integrantes da bateria do grupo.
A tradição do treme-terra, como é chamado o ritmo que guia a dança dos ursos, tem grande peso na cultura popular pernambucana. Para Vidal Sebastião Vieira, técnico de enfermagem e entusiasta da tradição, a cultura dos ursos do carnaval é viva e diversa.
“Temos o Urso Branco de Cangaçá, que é reconhecido como patrimônio material e cultural. Temos o tradicional Urso Preto, o Urso Marrom, o Urso do Teu Pai e, agora, o Urso Vermelho e Branco. Isso sem falar dos novos grupos que estão se formando, até de crianças que pegam uma lata e saem batendo na rua, improvisando a brincadeira”, afirmou.
Silvandro Ferreira, integrante do Urso Branco de Cangaçá, contou que fica emocionado em ver crianças como Davi entrando na brincadeira.
“É muito bacana ver uma criança feito Davi, que parece um homem já feito, mas faz cada coisa que me inspira ainda mais a manter essa tradição”, afirmou.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Bookmark the permalink.