Decreto declara situação de emergência após chuvas intensas atingirem Taciba


Documento oficial também cancelou a programação de Carnaval prevista para o município. Chuva intensa atingiu Taciba (SP) na tarde de quinta-feira (27)
Cedida
O prefeito de Taciba (SP), Izidoro Arcesti Ricci (PP), assinou o decreto nº 267 que declarou situação de emergência após chuvas intensas atingirem o município na tarde de quinta-feira (27).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo o documento publicado na manhã desta sexta-feira (28) no Diário Oficial, a medida foi tomada considerando os danos que o temporal causou a toda população de Taciba, danificando e alagando vias públicas, residências, edificações, prédios públicos, estradas rurais e passagens de acesso e calçamentos, além do registro de inúmeras quedas de árvores e de postes da rede elétrica.
Além disso, o decreto também considerou a necessidade de uma resposta efetiva do Poder Público Municipal para atendimento da população afetada, tendo como medida:
A autorização da mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre súbito, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas afetadas;
A autorização da convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de assistir à população afetada pelos desastres, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil;
A autorização das autoridades administrativas diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres em caso de risco iminente, como de penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação e usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Além disso, o documento oficial informou que será responsabilizado o agente da Defesa Civil ou autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população.
VEJA TAMBÉM:
Temporal causa destelhamento de casas e alagamentos em Taciba; Carnaval é cancelado
Ainda, o decreto autorizou a abertura de crédito extraordinário para atender as despesas imprescindíveis e urgentes, de acordo com o art. 167, § 3º da Constituição Federal, e ficaram dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários ao atendimento da situação de emergência decretada.
Chuva intensa atingiu Taciba (SP) na tarde de quinta-feira (27)
Cedida
Programação de Carnaval
Em razão da situação de emergência, o evento carnavalesco “Tacifolia 2025”, que estava agendado para ocorrer nos dias 28 de fevereiro e 1 e 2 de março, também foi cancelado oficialmente.
A programação de Carnaval previa shows com o DJ André Baladas, Banda Aramaçã, DJ The Máfia, Thaynan, MR Pool, Grupo Nosso Samba, Revoagro e DJ Higor Monteiro.
Chuva intensa atingiu Taciba (SP) na tarde de quinta-feira (27)
Cedida
Chuva intensa atingiu Taciba (SP) na tarde de quinta-feira (27)
Cedida
Chuva intensa atingiu Taciba (SP) na tarde de quinta-feira (27)
Cedida
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Bookmark the permalink.