Com atraso de 6 meses, prefeitura entrega ciclovia azul em Rio Branco na 1º etapa da revitalização de via


Prefeitura de Rio Branco finalizou 100 metros na demarcação do percurso, e escolheu a cor azul, o que vai contra o Manual de Sinalização Horizontal do Conselho Nacional de Trânsito. Segundo a gestão municipal, foram investidos mais de R$ 2,5 milhões. Ciclovia, em construção na Via Chico Mendes, foi pintada de azul
Luana Dourado/Rede Amazônica Acre
Com atraso de seis meses na entrega da primeira etapa da revitalização da via Chico Mendes, em Rio Branco, a prefeitura da capital entregou os primeiros 100 metros finalizados. O que chamou atenção foi a predominância da cor azul na ciclovia, quando o Manual de Sinalização Horizontal do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) orienta que essa sinalização seja na cor vermelha.
Esta não é primeira vez que a prefeitura gera polêmica pelo uso excessivo da cor azul, pois a gestão já havia pintado as faixas de pedestre no centro da cidade de azul. No ano passado, o Ministério Público do Acre, inclusive, abriu um procedimento para investigar o uso da cor azul em espaços públicos da capital.
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As obras ficam a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) e foi dividida em três etapas. A primeira fase teve investimento de mais de R$ 2,5 milhões, como explicou o secretário Cid Ferreira. “Finalizamos a primeira, que consiste nos 100 metros, que foi o momento de verificar a aprovação da população e do prefeito. Após os 100 metros avançamos na segunda etapa onde já estamos na rotatória da Sabenauto e na terceira vamos até o supermercado Araújo”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, a obra deve ser concluída em julho.
“A previsão estimada é que seja finalizada em julho, porque estamos na dependência dos serviços do Deracre, que está entrando com o recapeamento de toda a via para podermos entregar para a população não só uma ciclovia totalmente revitalizada, mas também estradas pavimentadas”, acrescenta.
Prefeitura de Rio Branco já foi investigada pelo uso excessivo da cor azul
g1
Atraso
As obras da ciclovia atrasaram devido à mudança na empresa responsável. Segundo Ferreira, a empresa que ganhou a licitação para fazer a obra terceirizou esse serviço e a contratada por ela foi responsável por quebrar todos os canteiros das margens da ciclovia, causando reclamações e polêmica. Sem aceitar essa medida, a Seinfra reclamou da situação e a empresa licitada trocou a terceirizada por outra.
A obra foi iniciada em junho de 2022. Inicialmente, a previsão era de conclusão em um prazo de 180 dias, ou seja, até meados de dezembro. Mas, segundo do secretário, esse prazo foi alterado por conta desse atraso e, agora, a nova previsão era de entrega em abril.
A obra ainda em andamento chegou a causar transtornos à população. Sem os canteiros de proteção, as pessoas ficam expostas ao perigo, principalmente pedestres e ciclistas como o pedreiro Francisco Júnior, que precisam passar pelo local todos os dias para ir trabalhar.
“A gente cai, esculhamba a bicicleta, tem que mandar ajeitar e fica assim nossa vida, desse jeito. Ainda há pouco, um cara ia caindo de bicicleta aqui por conta dos entulhos”, disse o pedreiro.
Faixas azuis
Páginas de humor entraram na brincadeira e zombaram da mudança
Reprodução
Em maio de 2022, chamou atenção nas redes sociais pela escolha da cor azul para pintar alguns pontos da capital acreana. Faixas de pedestres do Centro da cidade foram pintadas de azul e branco e viraram memes nas redes sociais.
Os internautas, inclusive, lembraram de outro momento em que houve críticas pela escolha da cor azul na decoração de Natal do município no ano passado. Na época, a prefeitura decidiu usar a cor azul em praticamente todos os enfeites montados, incluindo a casinha do Papai Noel.
Algumas páginas de humor também fizeram postagens fazendo brincadeiras com a mudança. “Muda o nome da cidade para Rio Azul também”.
À época, a Superintendência de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) disse que as faixas foram pintadas de azul e branco para dar mais visibilidade às pessoas com necessidades especiais, sejam elas pedestres ou condutores. Segundo a gestão, a mudança tem um caráter didático e visa chamar atenção.
Ainda segundo a nota, a escolha da cor é regida pelo Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal, Resolução 236 do Contran, que permite que as faixas sejam pintadas em um fundo azul.
Manual
Manual de Sinalização Horizontal do Contran prevê que ciclovias ou ciclofaixas sejam sinalizadas na cor vermelha
Reprodução
Porém, de acordo com o manual, disponibilizado na internet pelo governo federal, no trecho dedicado à padronização de formas e cores, ciclovias ou ciclofaixas devem ser sinalizadas na cor vermelha.
O Contran prevê a utilização da cor azul, mas em sinalização de áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque para pessoas portadoras de deficiência física. À parte esses casos, não há menção a outro tipo de utilização da cor azul.
Ainda na época da polêmica das faixas de pedestre, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que agora é ligado ao Ministério da Infraestrutura, informou que “o uso de faixas de travessia de pedestres como na imagem não encontra respaldo na legislação de trânsito vigente. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a faixa de travessia de pedestres deve ser implantada na cor branca. Caso seja necessário utilizar outra cor para o melhor contraste da sinalização, esta deve ser preta”.
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