
O Hospital São Miguel, em Joaçaba no Meio-Oeste de SC, realizou as primeiras cirurgias eletivas por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Foram 24 procedimentos cirúrgicos em ortopedia custeado pelo Governo do Estado.

Foram feitos 24 procedimentos cirúrgicos em ortopedia no Hospital São Miguel em Joaçaba – Foto: Ascom/Divulgação/ND
Diogo Demarchi, secretário de Estado da Saúde, destaca que o Hospital São Miguel é uma unidade privada que foi levado para a rede pública para reforçar a realização das cirurgias eletivas.
“Além de disponibilizar 20 leitos de UTI adulto. Esta parceria está sendo fundamental para trazer alívio àqueles que esperam pelo seu atendimento e buscam saúde de qualidade”, ressalta.
O hospital privado foi integrado à rede pública de Saúde de Santa Catarina neste ano. Inicialmente, estão previstas 20 cirurgias de baixa e média complexidade por dia.
Cirurgias de alta complexidade
A unidade poderá realizar cirurgias de alta complexidade nas especialidades ortopedia, urologia, ginecologia, cirurgia geral bariátrica, vascular e endovascular, conforme o Governo do Estado.
“A abertura dos leitos de UTI e a oferta de cirurgias pelo SUS é uma grande conquista para o hospital e para a nossa comunidade. É gratificante ver a alegria desses pacientes que aguardavam por anos por um procedimento e agora podem realizá-lo no Hospital São Miguel”, declara a diretora do hospital, Rosani Issler.
Hospital São Miguel
O Hospital São Miguel faz parte da rede de unidades de saúde beneficiadas pelo Programa de Valorização dos Hospitais do Governo do Estado, recebendo um incentivo fixo mensal de R$1.020.000.
Além disso, a unidade pactuou com a Secretaria de Estado da Saúde a realização de cirurgias eletivas de alta e média complexidade em diversas especialidades, com pagamentos que podem chegar a R$2,4 milhões mensais, mediante produção.