Maré alta, vento forte e alagamentos: o que esperar do tempo em SC neste fim de semana

O afastamento de uma frente fria nesta quinta-feira (3) e o avanço de uma massa de ar frio na sexta-feira (4) trazem instabilidade para o tempo em Santa Catarina. A previsão é de vento forte, queda na temperatura e risco de alagamentos no Litoral.

Maré alta deve causar alagamento no Litoral catarinense

Combinação de vento forte e maré alta deve causar alagamentos na região costeira – Foto: Anderson Coelho/ND

As nuvens predominam no céu do estado nesta quinta-feira, com condições de chuva a qualquer hora do dia, sobretudo de manhã e à tarde. Segundo a Epagri/Ciram, as máximas devem variar de 22 a 28°C.

A Defesa Civil alerta para risco moderado a pontualmente alto alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos. Temporais isolados devem se formar no leste do estado.

Defesa Civil anuncia formação de temporais isolados nesta quinta-feira

Frente fria traz formação de temporais isolados com trovoadas e com rajadas de vento nesta quinta-feira, segundo Defesa Civil – Foto: Reprodução/ND

Já na sexta-feira, as temperaturas começam a cair. Uma massa de ar frio e seco avança pelo Sul do país e o sol volta a abrir na maioria das regiões catarinenses. O dia será marcado pelo vento sul forte, com rajadas mais intensas no Planalto Sul e Litoral, de 50 a 80km/h.

No sábado (5) e domingo (6), há possibilidade de chuva isolada somente nas áreas litorâneas. As temperaturas serão amenas e típicas do outono na maior parte do estado, com máximas de 20 a 28°C, enquanto o Planalto Sul deve amanhecer com mínimas de 1 a 4°C e chance de geada.

Vento forte e maré alta indicam risco de alagamentos no Litoral catarinense

Picos de maré alta devem provocar alagamentos em Joinville e outras cidades catarinenses

Alagamentos são previstos em cidades como Florianópolis, Joinville, Barra Velha, Araranguá e Itajaí – Foto: Secom/Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

A Epagri/Ciram alertou para a possibilidade de inundação costeira e estreitamento da faixa de areia em Santa Catarina, entre sexta-feira e sábado. O mar ficará agitado a partir da tarde de sexta e os picos de onda devem variar entre 2,5 e 3 metros de altura.

Em Florianópolis, os alagamentos devem atingir as proximidades da SC-405 no Rio Tavares, CentroSul, Avenida da Saudade e as praias do Sul da Ilha.

Araranguá, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra do Sul, Barra Velha, Imbituba, Itajaí, Joinville e São Francisco do Sul também apresentam condições para inundações costeiras no fim de semana, no período da noite e da madrugada.

Bookmark the permalink.