Pix parcelado? Confira como utilizar a modalidade bancária para pagar suas contas

A imagem mostra, com zoom, a tela de um celular. Uma pessoa está mexendo nele para realizar um Pix dentro do aplicativo Banco do Brasil.

O Pix parcelado é feito de diferentes maneiras em cada instituição bancária – Foto: Bruno Peres/Agência Brasil/Reprodução/ND

Já ofertado como uma funcionalidade em diferentes instituições bancárias, o Pix parcelado funciona como uma opção ao uso do cartão de crédito. O meio de pagamento, contudo, só será oficialmente “regulamentado” perante ao Banco Central em setembro de 2025.

Dessa forma, não há uma regra que delimite seu uso e as taxas de juros que o cliente paga ao usufruir do benefício.

Cada instituição possui suas próprias definições quanto às transferências realizadas por esse meio. Confira, então, como utilizar a modalidade bancária para pagar suas contas nos principais bancos físicos brasileiros que ofertam a modalidade: BB, Itaú e Santander.

Como fazer um Pix parcelado no Banco do Brasil

No Banco do Brasil os clientes cadastrados como Pessoas Físicas, que tenham limite de crédito disponível, podem parcelar o valor do Pix em transações a partir de R$ 100 por meio do aplicativo BB. As prestações são descontadas na conta corrente de acordo com a data que foi estipulada.

As taxas de juros cobradas nesse tipo de operação pelo Banco do Brasil são a partir de 2,98% ao mês.

Como fazer um Pix parcelado no Itaú

O banco Itaú oferece a opção do usuário realizar o Pix parcelado no cartão de crédito em até 12x. Isso significa que o cliente envia o dinheiro na hora, usando o limite do cartão, sem mexer no saldo da conta. Com relação às taxas, elas são calculadas com base no perfil do correntista.

Como fazer um Pix parcelado no Santander

No Santander, o Pix parcelado é chamado de Divide o Pix. Com ele o cliente pode parcelar o valor do Pix em até 24x, escolher parcelas de a partir de R$ 5 e contar com 59 dias para começar a pagar. A incidência de juros e IOF vão depender do perfil de cada correntista da instituição.

Quem recebe o dinheiro sabe que o Pix foi parcelado?

Não! O dinheiro cai na conta da pessoa que o está recebendo como um pagamento normal. O que muda é que, quem utiliza a modalidade, terá cobranças futuras com juros por parte da instituição financeira sobre o valor enviado. É uma operação de crédito, mas via Pix.

Bookmark the permalink.