Clima para quarta (23): Baixa pressão traz chuvas ao Centro-Sul

Confira a previsão do tempo para hojeOsman Rana/Unsplash

Na quarta-feira (23), a formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, aliada ao intenso transporte de umidade proveniente da faixa norte do Brasil, vai provocar chuva em grande parte da faixa Centro-Sul, com acumulados que podem oscilar entre 50 mm e 100 mm até sexta-feira (25) em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e ultrapassar 120 mm em pontos do Mato Grosso do Sul, no Paraná e no interior paulista.

O país segue com probabilidade de chuva isolada em Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Salvador (BA) e Vitória (ES).

Há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Em Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e não chove, mas há possibilidade de céu nublado.

Alertas do INMET

O INMET emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial para chuvas intensas, foi emitido para quarta-feira (23). Ocorrerão chuvas com índices entre 20 e 30 mm/h – ou até 50 mm/dia –, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h, aumentando o risco de queda de galhos, alagamentos, descargas elétricas e pequenos cortes de energia. As regiões afetadas englobam partes do Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia.

Mais um alerta laranja foi emitido para a quarta-feira (23) indicando precipitações mais intensas, com índices de 30 a 60 mm/h ou acumulados de 50 a 100 mm/dia, e ventos que podem atingir 60 a 100 km/h. O comunicado alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As áreas afetadas abrangem regiões do Centro Norte Baiano, Nordeste Baiano, Centro Sul Baiano, Metropolitana de Salvador, Sul Baiano.

Alerta para o Recôncavo Baiano

Conforme aviso laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o avanço de uma frente fria sobre o oceano ocasionará precipitações persistentes e fortes no Recôncavo Baiano até o fim do dia 23, com volumes que podem atingir 100 mm, especialmente em Salvador e litoral leste, por causa da umidade canalizada pelo sistema.

Efeito cebola no Rio Grande do Sul

Apesar das instabilidades, o Rio Grande do Sul terá tempo firme em grande parte do estado na quarta, com nevoeiros e neblinas pela manhã devido à inversão térmica.

A amplitude térmica será acentuada, variando cerca de 20°C entre mínimas (em torno de 4°C na Serra) e máximas que podem chegar a 30°C em regiões como o Oeste e o Noroeste.

Condições em Mato Grosso do Sul e São Paulo

Enquanto o Oeste e Norte do Mato Grosso do Sul ainda registram chuva na quarta, o Sul do Brasil e a maior parte de São Paulo terão céu com poucas nuvens e poucas chances de precipitação.

Bookmark the permalink.