Blumenau inicia vacinação contra a gripe para pessoas com deficiência

Imagem representando a semana de vacinação contra a gripe para pessoas com deficiência

A vacinação contra a gripe para pessoas com deficiência segue até sexta-feira (25) – Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau//ND

A Prefeitura de Blumenau iniciou nesta semana uma campanha de vacinação contra a gripe voltada para pessoas com deficiência. A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria de da Saúde e Seidep (Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto).

“Ao levarmos pontos de vacinação para mais perto das pessoas, garantimos que um número ainda maior de cidadãos fique protegido contra a gripe”, disse o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael.

A vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. Para receber a vacina, basta ir até a sede da Seidep, na Rua 4 de Fevereiro, no bairro Itoupava Norte.

É necessário apresentar um documento oficial com foto, a caderneta de vacina e a comprovação de pertencimento ao grupo prioritário.

A prefeitura ainda destaca que pessoas com deficiência que fazem parte dos grupos prioritários para a vacina contra a gripe, podem receber a dose em qualquer unidade de saúde de Blumenau com sala de vacina ativa.

Grupos prioritários da vacinação contra a gripe

Blumenau tem 138 mil pessoas no grupo prioritário. A vacina deve abranger 90% do público-alvo antes da expansão para a população geral. Todos os grupos terão acesso gratuito à vacina trivalente na rede pública de saúde.

  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da saúde, do sistema prisional e dos Correios;
  • Indígenas;
  • Pessoas com comorbidades (doenças cardíacas, pulmonares, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, obesidade, trissomia do cromossomo 21, entre outras. É necessário apresentar comprovação da comorbidade no momento da vacinação (exames, receitas, relatórios médicos);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e de carga;
  • Forças de segurança e salvamento;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade com medidas socioeducativas.
Bookmark the permalink.