Vaticano diz que despedida do Papa Francisco pode ser estendida

Multidão forma fila para se despedir do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano

Multidão forma fila para se despedir do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano – Foto: Vatican Media/YouTube/ND

O velório do Papa Francisco começou nesta quarta-feira (23). O corpo foi transferido para a Basílica de São Pedro, onde 20 mil fiéis aplaudiram a passagem de caixão.

A cerimônia reuniu um número de religiosos maior que o esperado e o Vaticano pretende estender além da meia-noite a despedida do Papa.

Como informado pelo portal Metrópoles, o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano divulgou os detalhes das cerimônias religiosas de despedida do papa Francisco.

“Dada a elevada afluência de fiéis que deseja prestar homenagem ao Santo Padre, não está descartada a possibilidade de estender o horário de funcionamento da Basílica do Vaticano além do horário estabelecido de 0h (hora local, 19h de Brasília)”, informou a Santa Sé.

O Papa será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, após a missa das Exéquias, que irá ocorrer no sábado (26).

A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.

Fiéis se emocionam e rezam pelo pontífice, que liderou a Igreja Católica por 12 anos – Foto: Vatican Media/YouTube/ND

Papa Francisco quebrou tradição da igreja

O corpo do Papa Francisco foi carregado pela procissão e percorreu a Via della Sacrestia, a Praça dos Protomártires Romanos, o Arco dos Sinos e a Praça de São Pedro.

Por exigência do pontífice, o caixão simples foi colocado no chão, em frente ao altar da Basílica de São Pedro, e não em posição elevada.

Após a procissão, o cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, conduziu a Liturgia da Palavra.

As homenagens do público começaram às 11h e uma multidão formou fila na porta da basílica. Os fiéis poderão se despedir do papa até sexta-feira (25), véspera do funeral.

O Papa Francisco quebrou a tradição dos antecessores ao recusar o sepultamento na Basílica de São Pedro, onde estão enterrados 91 papas. Antes de Francisco, outros sete pontífices escolheram a igreja romana e o último foi Clemente IX, morto em 1669.

Papa Francisco recusou sepultamento na Basílica de São Pedro – Foto: Divulgação/ND

Horário de visitação

  • Quarta-feira: das 11h às 0h (6h às 19h no horário de Brasília)
  • Quinta-feira: das 7h às Oh (1h às 19h no horário de Brasília)
  • ⁠Sexta-feira: das 7h às 19h (1h às 14h no horário de Brasilia).
Bookmark the permalink.