Fisioterapeuta alerta para o “Text Neck”, consequência da era digital


Professora do Unipiaget frisa os impactos da má postura ao usar telas e explica como a fisioterapia auxiliar neste processo O uso excessivo de celulares, tablets e computadores tem causado um problema cada vez mais frequente: o Text Neck, ou “pescoço de texto”, uma síndrome resultante da postura inadequada ao olhar para telas por longos períodos. Esse hábito pode gerar dores no pescoço, ombros e cabeça, além de afetar a coluna ao longo do tempo.
O termo se refere à sobrecarga na região cervical causada pela inclinação excessiva da cabeça para frente ao utilizar dispositivos eletrônicos. “Quanto maior a inclinação, maior a pressão sobre as vértebras cervicais. Para se ter uma ideia, uma cabeça pesa, em média, 5 kg quando alinhada corretamente à coluna. Porém, ao inclinar-se para frente em um ângulo de 60 graus, essa carga pode chegar a 27 kg, o equivalente a carregar um saco de cimento sobre o pescoço”, explica a professora do Unipiaget Emili Pacheco, fisioterapeuta, especialista neurofuncional, consultora em ergonomia.
Segundo ela, com o tempo, essa postura inadequada pode resultar em dores no pescoço e ombros, enrijecimento muscular, dores de cabeça tensionais, desgaste da coluna e risco de hérnias, além de alterações posturais que podem impactar outras partes do corpo. “A fisioterapia é uma aliada essencial na prevenção e no tratamento do Text Neck. O profissional avalia a postura do paciente e utiliza técnicas específicas para aliviar dores, fortalecer a musculatura e melhorar a mobilidade da coluna cervical”, destaca a professora.
Além do tratamento, a fisioterapia também trabalha com a prevenção, orientando os pacientes a adotarem hábitos mais saudáveis no dia a dia, como por exemplo, manter a tela na altura dos olhos, fazer pausas a cada 30 ou 40 minutos para alongar o pescoço e os ombros e evitar o uso do celular na cama de forma inadequada. Pequenas mudanças fazem toda a diferença para evitar problemas posturais no futuro.
Já pensou em mergulhar de cabeça nesta área? Venha estudar fisioterapia no Unipiaget. Somos a melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê, pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com o Enade/MEC. Ainda dá tempo de começar neste semestre. Para inscrever-se basta acessar https://nl.ong.br/piaget-g1
Bookmark the permalink.