Enamed: o que você precisa saber sobre a prova que vai avaliar os cursos de medicina no Brasil

Enamed que melhorar Sistema Único de Saúde do Brasil

Objetivo com o Enamed é melhorar atendimento a saúde do Brasil – Foto: Divulgação/SecomGovBr/ND

O MEC (Ministério da Educação) instituiu nesta quinta-feira (24) o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), que vai mensurar o desempenho dos estudantes de Medicina.

A realização do exame será obrigatória, e a estrutura será integrada à matriz curricular dos cursos de graduação em medicina.

As avaliações do exame vão ser baseadas nas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais).

O objetivo do Enamed é monitorar de forma contínua o progresso acadêmico dos estudantes. A nova prova foi instituída pela Portaria MEC nº 330/2025.

Olhar humanizado

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o maior desafio do país é formar especialistas que tratem das pessoas com um olhar humanizado. “Esse deve ser o maior foco do processo de formação médica”, afirmou.

Alexandre Padilha diz que olhar humanizado é objetivo do Ministério da Saúde – Foto: SRI/Reprodução/ND

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, será constituído um grupo de trabalho para discutir a proposta que o Inep está apresentando para realização da prova.

O grupo reunirá integrantes de conselhos, entidades de classe e instituições públicas para definir o melhor formato do exame.

“O médico trata de vida. A gente sabe a importância do médico, do profissional da saúde. Eu não tenho dúvida de que, com o Enamed, nós estamos dando um passo importante para alcançar esse objetivo”, ressaltou.

Os resultados do exame poderão ser usados em processos seletivos de residência médica, incluindo o Enare (Exame Nacional de Residências).

Enamed deve ocorrer ainda em 2025

A inscrição no Enamed será gratuita. Os seus critérios e prazos ainda serão definidos em edital que será publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Conforme o MEC, o prazo para inscrição está previsto para julho, a aplicação de prova deve ser em outubro e a divulgação dos resultados individuais em dezembro.

Para utilizar os resultados do Enamed no Enare, os estudantes precisarão pagar uma taxa de inscrição.

Com resultado do Enamed, estudantes de medicina podem conseguir ingressar em programa de residência médica – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

Enare

O Enare é um processo seletivo unificado nacional que seleciona candidatos para ingresso em Programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde.

Instituido pela Portaria MEC nº 329/2025, o novo exame quer democratizar o acesso aos programas e ampliar a transparência e uniformidade dos critérios de seleção dos mesmos.

A iniciativa pretende reduzir custos operacionais das instituições aderentes ao processo de seleção de residentes.

O Enare é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) todo ano, com aplicação descentralizada, e contempla reservas de vagas para ações afirmativas, na forma estabelecida em edital.

Bookmark the permalink.