Adeus vaso sanitário comum: nova tendência está transformando a forma de usar o banheiro

Mulher com braços cruzados em frente um vaso sanitário

É desconfortável à primeira vista, mas pode ser o alívio que o seu intestino precisa – Foto: Freepik/Canva/ND

Você sabia que o vaso sanitário comum que você tem aí na sua casa não é a melhor opção para a sua saúde e que, na verdade, ele pode até estar te prejudicando?

Você provavelmente nunca parou para pensar muito sobre isso, mas um vídeo que está circulando nas redes começou a questionar o modelo tradicional de vaso sanitário sentado.

A postura ao sentar no vaso sanitário faz toda a diferença

Muitas pessoas não sabem mas a postura que adotamos pode ter um impacto significativo na nossa saúde intestinal.

Os vasos sanitários padrão são projetados com um ângulo de 90 graus, o que é anatomicamente desconfortável para o corpo humano.

Segundo o Heathline, um site de saúde e bem-estar, sentar dessa forma pode fazer com que o músculo puborretal não relaxe completamente, criando uma espécie de “dobra” ou ângulo no final do reto.

Imagem ilustrativa de um intestino

Essa postura pode ajudar a prevenir constipação crônica e até hemorroidas, problemas que afetam muitas pessoas que utilizam a posição sentada tradicional – Foto: Reprodução/ND

Isso pode dificultar a passagem das fezes, exigindo mais esforço e potencialmente levando a uma evacuação incompleta.

De acordo com o Healthline, estudos já mostraram que a posição ancestral — de cócoras, ou seja, agachada — é a mais adequada para a evacuação.

Quando agachamos, o músculo puborretal relaxa de forma mais eficaz, retificando o canal anal.

Isso permite que as fezes passem mais livremente, com menos necessidade de esforço.

Novo vaso sanitário chama atenção

Uma nova tendência está surgindo: o vaso sanitário redesenhado. Em vez de exigir um agachamento completo ou o uso de banquinhos auxiliares, esses novos designs integram a solução na própria peça de cerâmica.

Design do novo vaso sanitário ergonômico

A posição de agachamento não é novidade, mas agora ganhou um toque moderno e ergonômico – Foto: Reprodução/@PicturesFoIder/X

Alguns desses modelos apresentam uma inclinação na área onde a pessoa se senta, projetados para elevar os joelhos acima do nível do quadril.

Essa alteração sutil na postura imita os benefícios da posição de cócoras, ajudando a relaxar o músculo puborretal e a alinhar o reto.

O que dizem os especialistas?

A lógica por trás da posição de cócoras é bem aceita pela comunidade médica.

Homem sentado no novo vaso sanitário ergonômico

Você usaria um vaso sanitário que simula o modo como nossos ancestrais faziam cocô? – Foto: Reprodução/@PicturesFoIder/X

O Dr. Ashkan Farhadi, gastroenterologista citado pelo HealthLine, confirma que elevar os joelhos aumenta o ângulo do canal retal, cerca de 100 para 120 graus, o que “abre o reto” e facilita a passagem das fezes.

“Não há dúvida de que, fisiologicamente, isso deve funcionar”, diz o especialista.

Já o Dr. Tom McHorse, também citado pelo HealthLine, afirma que o vaso sentado funciona para a maioria, porém também ressalta que há um consenso crescente sobre os benefícios da postura agachada.

Confira o vídeo do novo vaso sanitário que está circulando nas redes:


Confira o vídeo que está chamando atenção nas redes – Vídeo: Reprodução/@PicturesFoIder/X

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Bookmark the permalink.