Cidade de SC emite alerta após encontrar 16 escorpiões ‘fatais’ no terreno de empresa

16 escorpiões ‘fatais’ encontrados no terreno de empresa de Araquari (SC)

Araquari emite alerta após encontrar 16 escorpiões ‘fatais’ no terreno de empresa – Foto: Reprodução/Prefeitura de Araquari/ND

A Vigilância Ambiental de Araquari, cidade do Norte catarinense, encontrou 16 escorpiões amarelos no pátio de uma empresa na última semana. Os animais, da espécie Tityus serrulatus, são conhecidos por serem altamente venenoso e “fatais”.

De acordo com a Prefeitura de Araquari, a empresa fica localizada no bairro Porto Grande. Após serem recolhidos, os escorpiões foram enviados para a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, do Governo do Estado.

Outra suspeita do aparecimento de escorpiões surgiu nesta semana. O chamado que veio do bairro Itinga, mas nenhum animal foi localizado pela Vigilância Ambiental.

De acordo com a prefeitura, durante todo 2024 foram encontrados 52 escorpiões na cidade.

Alerta para o aparecimento de escorpiões amarelos

A administração municipal orienta a comunidade a enviar uma mensagem, pelo telefone (47) 98846-1279, quando escorpiões forem encontrados na cidade.

“Se houver condições, capture o animal e mantenha-o em um recipiente fechado. Não tente matar para evitar o risco de picadas acidentais”, alerta a prefeitura.

O que fazer em caso de picada

Lave o local com água e sabão, aplique compressa morna e busque atendimento médico imediato. Se for possível, o animal deve ser capturado e levado ao serviço de saúde para melhor identificação.

A picada do escorpião pode levar à morte. Evite amarrar ou fazer torniquete, não aplique qualquer tipo de substância sobre o local (álcool, querosene, fumo, ervas), nem faça curativos que fechem o local, também não é recomendado cortar, perfurar ou queimar o local da picada.

Cuidados em casa

A melhor forma de prevenir o surgimento de escorpiões é manter jardins e quintais limpos, sem lixo, entulhos, folhas secas e materiais de construção nas proximidades das casas; evitar folhagens densas e manter a grama aparada.

Também recomenda-se sacudir roupas e sapatos antes de usá-los; não colocar as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres; usar telas em ralos do chão, pias e tanques; afastar camas e berços das paredes; e acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados para evitar baratas, moscas ou outros insetos dos quais os escorpiões se alimentam.

Barra Velha também emitiu alerta

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Velha emitiu um alerta epidemiológico após a identificação de quatro escorpiões amarelos no bairro Itajuba.

“Quando confirmamos o grau de periculosidade da espécie, iniciamos o mapeamento da área, onde foram localizados mais três exemplares”, afirmou Angelita Lourenço, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.

A orientação é procurar atendimento médico imediatamente e informar a Secretaria de Saúde do município - Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

1
3

A orientação é procurar atendimento médico imediatamente e informar a Secretaria de Saúde do município – Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

Bióloga explica que a picada do animal encontrado em Barra Velha ocorre de forma acidental e pode ser letal - Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

2
3

Bióloga explica que a picada do animal encontrado em Barra Velha ocorre de forma acidental e pode ser letal – Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

Secretaria de Saúde emite alerta após encontrar espécie de escorpião 'fatal' em SC - Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

3
3

Secretaria de Saúde emite alerta após encontrar espécie de escorpião ‘fatal’ em SC – Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

Bookmark the permalink.