Onde mora Tarcísio de Freitas? Veja onde vive o governador de São Paulo

Onde mora Tarcísio de Freitas? Governador de SP recebe autoridades em sua residência

Nascido no Rio de Janeiro, com longa passagem por Brasília e governador de SP, muitos perguntam: onde mora Tarcísio de Freitas? – Foto: Fernando Nascimento/Governo do Estado de SP

Nascido no Rio de Janeiro, Tarcísio Gomes de Freitas passou por vários municípios ao longo da vida e viu seu domicílio virar assunto em campanha eleitoral. Mas, você sabe onde mora Tarcísio de Freitas? A resposta tem a ver com seu cargo.

Desde que assumiu o mandato em 1º de janeiro de 2023, Tarcísio (Republicanos) e sua família moram no Palácio dos Bandeirantes, casa oficial do governador de São Paulo e edifício-sede do governo paulista.

O palácio também abriga quatro secretarias de Estado, a Casa Civil, a Casa Militar e parte do acervo artístico do governo. Há também espaço para exposições temporárias. A família Freitas vai residir no local até o final do mandato, que pode ser estendido. Afinal, Tarcísio pode concorrer a reeleição em 2026.

Nos dormitórios do histórico imóvel, também podem ser recebidos chefes de Estado, autoridades estrangeiras, artistas, esportistas, religiosos e personalidades.

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), por exemplo, ficou hospedado no palácio entre os dias 23 e 28 de fevereiro de 2025, recebido por Tarcísio. Durante este período, comandou uma manifestação na Avenida Paulista pedindo anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Onde mora Tarcísio de Freitas?

O Palácio dos Bandeirantes começou a ser projetado ainda nos anos 1930, pelos arquitetos italianos Marcello Piacentini e Vittoria Ballio Morpurgo, para abrigar a Universidade Comercial Conde Francisco Matarazzo.

Onde mora Tarcísio de Freitas?

Onde mora Tarcísio de Freitas? Palácio dos Bandeirantes se tornou edifício-sede do governo nos anos 1960 – Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

Problemas financeiros atrasaram por diversas vezes a obra e inviabilizaram a instalação da universidade. No início dos anos 1960, começaram as negociações para desapropriação do local. Um decreto de 1965, do então governador Adhemar de Barros transferiu o bem ao Estado e, no dia 22 de abril, o palácio foi inaugurado como nova sede do governo.

Ele substituiu como edifício-sede e residência do governador, o Palácio dos Campos Elíseos, construção do século 19 que abrigou o governo do Estado de São Paulo entre 1915 e 1965.

Inicialmente, o projeto arquitetônico previa linhas abstratas, colunas, muros lisos e ampla fachada. Depois, o projeto foi passando por modificações, que deram ao palácio um estilo mais eclético, incluindo linhas neoclássicas, configurando a fachada atual.

O acervo possui mais de quatro mil itens espalhados “pelas salas, corredores e salões: pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, móveis, conjuntos de louças, prataria e tapeçaria dos séculos 17 ao 21”, segundo documento da Casa Civil. Nos anos 1970, o edifício passou a ser um palácio-museu e foi aberto ao público.

Há também um amplo jardim, com quase 125 mil metros quadrados, que abriga mais de duas mil espécies de plantas nativas e exóticas. A última grande reforma do local ocorreu em 2019, durante a gestão de João Dória (PSDB).

Passagem por diversos municípios

Tarcísio de Freitas é filho de Amaury Vieira Freitas e Maria Alice Gomes Freitas, e nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1975. Três anos depois, a família se mudou para Águas Claras, cidade-satélite de Brasília. Cursou a EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), em Campinas, no interior de São Paulo.

Se formou em Ciências Militares pela Acadêmia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ) e em Engenharia Civil pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), no Rio de Janeiro (RJ).

Como oficial do exército, serviu em Natal (RN) onde conheceu sua esposa, Cristiane Ferreira da Silva Freitas. Também passou por Manaus (AM) e Belo Jardim (PE), antes da família se fixar em Brasília (DF).

Deixou o Exército em 2008 como capitão e se tornou funcionário público na capital do Brasil. Primeiro na CGU (Controladoria-Geral da União) e depois no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Em 2019, quando já era Ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, comprou um apartamento de R$ 2,1 milhões em Brasília, único imóvel em seu nome, segundo prestação de contas apresentadas à Justiça Eleitoral em 2022.

No ano anterior, alugou um imóvel de seu concunhado em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Inicialmente cogitado como candidato a governador do Rio Janeiro, Tarcísio de Freitas foi anunciado por Bolsonaro como candidato ao governo de São Paulo.

A pergunta “onde mora Tarcísio de Freitas?” virou tema de campanha eleitoral

Sua origem carioca e a pouca familiaridade com o estado paulista foram usados como argumentos por seus adversários, Fernando Haddad (PT) e Rodrigo Garcia (PSDB), durante a campanha eleitoral.

A pressão aumentou quando ao participar de uma entrevista para a TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba, não conseguiu responder em qual escola iria votar e nem o nome do bairro.

O diretório estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB) entrou com pedido de impugnação da candidatura de Tarcísio, alegando não comprovação de domicílio eleitoral no estado. O pedido foi rejeitado pela Justiça.

“Eu tenho família morando em São José dos Campos, eu tenho sobrinhos no município, um fazendo Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o outro [Colégio] Poliedro, constitui residência regularmente por meio de contrato de aluguel. Então, isso tudo foi apresentado para a Justiça em tempo oportuno”, se defendeu o então candidato ao participar do programa Roda Vida, a TV Cultura.

Apesar da vitória na Justiça, o “tema onde mora Tarcísio de Freitas?” voltou em diferentes programas e debates eleitorais que participou. Na sabatina feita pela Jovem Pan News, focou em seu vínculo com o Estado.

“Minha história com São Paulo começa muito cedo. Eu iniciei minha trajetória profissional no Estado. Saí de casa pela primeira vez para morar em Campinas, quando cursei a Escola Preparatória de Cadetes do Exército”, declarou. Também numerava obras realizadas e títulos de cidadão-emérito recebido em diversos municípios paulistas.

Nova mudança de Tarcísio

Com a vitória nas Eleições de 2022, Tarcísio de Freitas se tornou governador de São Paulo e a pergunta “onde mora Tarcísio de Freitas?” ganhou nova resposta. Ele se mudou com a família para o Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador.

Tarcísio também alterou seu domicílio eleitoral. Anunciou à imprensa no início de 2024 que mudou o título de eleitor para a capital paulista para apoiar a candidatura a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Onde mora Tarcísio de Freitas?

Onde mora Tarcísio de Freitas? O governador alterou o título eleitoral para São Paulo para apoiar reeleição de Ricardo Nunes – Foto: Reprodução/Facebook/Ricardo Nunes

Tarcísio foi um dos principais apoiadores e articuladores do prefeito de São Paulo no pleito. Ricardo Nunes viu sua reeleição ser ameaçada pelo crescimento vertiginoso do coach Pablo Marçal (PRTB).

De forma inédita, Nunes, Guilherme Boulos (PSOL) e Marçal ficaram com menos de 100 mil votos de diferença (1.801.139 x 1.776.127 x 1.719.274) no primeiro turno, passando o prefeito e o candidato apoiado por Lula. No segundo turno, Ricardo Nunes teve campanha mais tranquila, manteve boa vantagem em todas as pesquisas e venceu por mais de um milhão de votos.

Nos dois turnos, o governador Tarcísio de Freitas votou em um colégio particular do Morumbi, zona sul da Capital.

Portanto, a resposta correta para a questão: onde mora Tarcísio de Freitas? É o Palácio dos Bandeirantes, na avenida Morumbi, na cidade de São Paulo, residência oficial do governador do estado.

Onde mora Tarcísio de Freitas? É o Palácio dos Bandeirantes, na avenida Morumbi, na cidade de São Paulo

Onde mora Tarcísio de Freitas? Atual governador de São Paulo e tem sido especulado candidato a Presidente da República – Foto: Pablo Jacob/Governo SP/ND

Bookmark the permalink.