Lavar ou não lavar o jeans? Saiba o que pode comprometer a durabilidade da peça


Não há consenso entre fabricantes, mas uma coisa é certa: alguma hora você vai ter que lavar seus jeans. Lavar ou não lavar o jeans? Saiba o que pode comprometer a durabilidade da peça
PvProductions/Freepik
Você já se perguntou se é preciso lavar os jeans toda vez que usa? Talvez você já tenha ouvido falar sobre a polêmica afirmação de Charles Bergh, CEO da marca Levi’s, em que ele diz que não lava suas calças jeans por um ano inteiro. 😱
Recentemente, Bergh disse que não é bem assim e que só prefere lavar as peças à mão, e não na máquina. Ainda assim, sua fala reforça uma dúvida comum: qual é, afinal, a forma correta de cuidar dos jeans no dia a dia?
✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp
Máquina de lavar roupa: veja o que pode, o que não pode e como evitar que o aparelho estrague
Como acontece com todas as roupas, a lavagem dos jeans gera um desgaste na peça e vai diminuindo sua vida útil. Por isso, muitos especialistas recomendam lavar com menos frequência.
Mas isso não quer dizer que você pode ficar uma eternidade usando a mesma calça, já que ela também acumula sujeira, suor e bactérias ao longo do tempo. Saiba mais abaixo.
🧺 Quando lavar?
Nesse ponto, existem algumas divergências. Algumas marcas, como a Damyller, indicam usar a peça de 3 a 5 vezes antes de lavar, enquanto outras, como a Reserva, sugerem um máximo de 10 usos antes da lavagem.
A única recomendação unânime é que o jeans seja usado algumas vezes antes da lavagem. “Lavar os jeans ajuda a eliminar odores e bactérias, mas evite lavagens excessivas para não desgastar o tecido e causar desbotamento”, explica a marca Reserva.
Isso também vale para a primeira lavagem: “usar a peça comprada antes de higienizá-la é importante para que aquelas peças mais justas, como os modelos skinny, possam se moldar às curvas do corpo da pessoa e se tornarem mais flexíveis”, explica a Gardana Jeans.
Mas, claro, se o jeans estiver com maus odores ou visivelmente sujo, não precisa esperar usar mais para colocar para lavar.
🧼 E como lavar?
A melhor recomendação é sempre observar as indicações da etiqueta da sua peça, que ensinam o que pode ou não danificar a roupa. ➡️ Aprenda a ler os símbolos das etiquetas aqui.
Mas também existem algumas dicas gerais compartilhadas pelas fabricantes:
Lave os jeans ao avesso: “Assim, você diminui o atrito dos metais com o jeans, evita que o sabão entre em contato direto com o tecido e ajuda a peça a manter sua cor original”, diz a Damyller.
Use o ciclo delicado com água fria, para evitar encolhimentos.
Nada de amaciante e alvejantes: eles podem danificar as fibras, manchar a peça e reduzir a vida útil.
Prefira lavar à mão: “É sempre uma opção melhor para manter a integridade da peça por mais tempo, mas sabemos que nem todo mundo tem tempo e disposição para isso”, diz a Damyller.
❄️ O mito do freezer
Uma ideia popular é “limpar” os jeans colocando-os no freezer dentro de uma sacolinha plástica por um dia, sem passar por uma lavagem real. Mas essa prática não tem nenhum respaldo de especialistas.
“É um mito acreditar que temperaturas extremamente baixas eliminam bactérias e, consequentemente, removem maus odores da peça”, alerta a Reserva.
“Na realidade, as bactérias apenas entram em hibernação quando congeladas e, assim que os jeans aquecem, elas são reativadas – e, junto com elas, o mau cheiro”, completa a marca.
Abaixo, veja modelos de calças jeans com valores desde R$ 50 a R$ 200, selecionadas nas principais lojas on-line em abril.
Calça jeans masculina com elastano azul Hering
Calça slouch feminina azul Endless
Calça jeans masculina baggy Sawary
Calça jeans alfaiataria wide leg feminina Crawling
Calça skater jeans azul Blue Steel
Calça jeans básica com lavagem azul Marfinno
Calça wide leg feminina cintura alta azul Clock House
Calça slim jeans com bolsos azul
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. 
5 dicas para perder o medo da panela de pressão
Bookmark the permalink.