‘Manézinhos russos’: como Florianópolis virou a Miami das grávidas russas

'Manézinhos russos’: como Florianópolis virou a nova 'Miami'

‘Manézinhos russos’: como Florianópolis virou a nova ‘Miami’ – Foto: Amplocom/Divulgação/ND

A “trend” não é nova. Trata-se dos russos que vêm ter seus bebês em Florianópolis, prática conhecida como “turismo de parto”, com direito a agências especializadas e toda a estrutura necessária

Mas, a onda aumentou muito depois da guerra da Ucrânia e, mais recentemente, com a guerra tarifária com os EUA. Basta olhar os registros em cartórios e maternidades da cidade.

Destino atrativo para casais russos

A legislação brasileira concede cidadania imediata nascidos em território nacional e residência permanente aos pais. As vantagens são múltiplas: o SUS faz tudo de graça e com boa qualidade, do ultrassom à internação, parto e pós-parto.

Com o passaporte verde-amarelo, os filhos desses casais têm mais facilidade para obter vistos em países que vêm impondo restrições crescentes às políticas de Vladimir Putin.

Com a dupla cidadania, o mané-russo poderá usufruir de educação e saúde gratuitamente, ter CPF e todos os direitos que possui um brasileiro nato, inclusive o Bolsa Família se der ruim. Além disso, os papais russos não precisam nem de visto para entrar aqui, e é só ir ao hospital, sem burocracia.

E para finalizar, o “fator Floripa”: praias lindas, cultura maravilhosa, povo acolhedor e uma vibe internacional. Tá dando banho no caos europeu e a comunidade russa aqui só cresce, Jurerê que o diga!

Bookmark the permalink.