‘Conclave’ x realidade: compare o momento em que os cardeais se reúnem para a votação


Cardeais se reuniram na Capela Sistina nesta quarta (7) para a escolha do novo papa da Igreja Católica. Veja como cena foi representada no filme. Cardeais fazem juramento coletivo para conclave
Os 133 cardeais que irão participar do conclave se reuniram nesta quarta (7) na Capela Sistina, onde será feita a escolha do novo papa da Igreja Católica.
AO VIVO: Acompanhe as notícias do conclave
‘Conclave’: o que é real e o que é invenção no filme ganhador de Oscar?
Compare o momento em que os aposentos do papa são selados
A cena foi representada no filme “Conclave” (2024), indicado a oito Oscars e vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Adaptado. Compare a cena do filme e o início do processo no Vaticano nesta quarta:
Início do conclave
Em uma transmissão ao vivo, às 11h30 do horário de Brasília, o Vaticano exibiu o momento em que todos se encaminharam ao local em procissão. Antes de iniciar cerimônia, os cardeais fizeram um juramento de sigilo.
Conclave no Vaticano (imagem superior) x cena do filme ‘Conclave’ (inferior)
Reprodução/Vatican Media/Prime Video
Conclave no Vaticano (imagem superior) x cena do filme ‘Conclave’ (inferior)
Reprodução/Vatican Media/Prime Video
Conclave no Vaticano (imagem superior) x cena do filme ‘Conclave’ (inferior)
Reprodução/Vatican Media/Prime Video
Portas são fechadas
No Vaticano, o cardeal George Jacob Koovakad foi o responsável por fechar e selar as portas da capela. É o “extra hominis”, uma expressão em latim que significa “todos para fora”. Então, somente os cardeais ficam dentro da Capela Sistina para iniciar a votação.
Momento em que os cardeais ficam na Capela Sistina e os demais saem: vida real (superior) x filme (inferior)
Reprodução/Vatican Media/Prime Video
Conclave no Vaticano (superior) x cena do filme ‘Conclave’ (inferior)
Reprodução/Vatican Media/Prime Video
Como é o processo
Ao todo, 133 cardeais vão participar da eleição do conclave – eles juram segredo absoluto sobre o processo.
Apenas uma rodada de votação será realizada nesta quarta. Alguns desses votos do pleito inaugural são simbólicos, oferecidos como gestos de respeito ou amizade antes que a votação mais séria comece no dia seguinte.
O conclave ocorre ao longo de quantas rodadas de votação forem necessárias. Se os cardeais da Igreja Católica não tiverem escolhido um novo papa até o terceiro dia do conclave, então as coisas não estarão saindo como planejado.
Conclaves curtos, encerrados em poucos dias, projetam uma imagem de unidade, e a última coisa que os cardeais de vestes vermelhas querem é dar a impressão de que estão divididos e que a Igreja está à deriva após a morte do papa Francisco, no mês passado.
Caso a fumaça branca não saia em três dias, as votações serão interrompidas por 24 horas para que os cardeais tenham um período de oração e reflexão.
Os conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. De modo geral, as eleições dos últimos 100 anos foram rapidamente resolvidas.
Bookmark the permalink.