Prefeitura é multada por guardar madeira ilegal para construção de pontes em município de MT


Fiscalização encontrou cerca de 34 metros cúbicos de toras estocadas a céu aberto, sem a documentação exigida por lei. Caminhão da Prefeitura de Guarantã do Norte transportando toras de madeira irregular
Reprodução
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) multou a Prefeitura de Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá, por armazenar madeira extraída ilegalmente de floresta nativa no pátio da Secretaria de Infraestrutura Rural e Serviços Urbanos. A fiscalização encontrou cerca de 34 metros cúbicos de toras estocadas a céu aberto, sem a documentação exigida por lei.
De acordo com a Sema, a prefeitura informou que o material foi doado por um produtor rural e seria usado na recuperação de pontes em estradas vicinais. No entanto, a carga não possuía a Guia Florestal, documento obrigatório para transporte e armazenamento de madeira nativa.
A TV Centro América entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Imagens de satélite confirmaram o desmatamento de mais de 37 hectares de vegetação amazônica entre 2021 e 2022, em uma área sem autorização e sem registro no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR). Segundo a fiscalização, o local da extração é considerado área de preservação.
Embora a multa tenha sido aplicada no dia 19 de março de 2025, o caso ganhou repercussão nesta semana após a circulação de um vídeo que mostra a madeira estocada no pátio público. Durante a fiscalização, o secretário de Infraestrutura, Alex Sandro Pilatti, afirmou que o doador teria autorização para o corte, o que foi descartado pela Sema após análise técnica.
Além de aplicar a multa, a Sema apreendeu a carga e encaminhou o caso ao Ministério Público Estadual. A prefeitura foi responsabilizada pelo armazenamento irregular da madeira. Já o dono da área desmatada será investigado em outro processo.
Bookmark the permalink.