Correr ou caminhar? Entenda o que é melhor para a saúde do corpo

Mulher medindo a cintura e mulher correndo para ilutrar a matéria sobre correr ou caminhar.

Conheça os benefícios da corrida e da caminhada para perder peso. — Foto: Charliepix/Pexels/ND

Correr ou Caminhar?  Não existe resposta correta se você não sabe qual é o seu objetivo final! Tanto a caminhada, quanto a corrida, proporcionam ao corpo diversos benefícios, como o aumento da mobilidade.

As duas formas são opções excelentes para praticar o tão amado (ou odiado) “exercício de cardio”, ou seja, atividade física que fortalece e intensifica a parte cardiovascular do corpo. Continue a leitura e veja qual é a melhor opção para a sua rotina e condicionamento físico.

O que perde mais peso, correr ou caminhar?

Imagem de trás das pernas de um homem correndo em uma pista de chão para ilustrar a matéria que explica sobre correr ou caminhar.

Conheça os benefícios da corrida. – Foto: Pexels/ND

Se você pretende queimar mais calorias ou perder peso de forma rápida, correr pode ser uma boa escolha. No entanto, a caminhada pode oferecer inúmeros benefícios, incluindo, também, a perda de peso.

Ambos são exercícios aeróbicos cardiovasculares benéficos ao corpo que podem resultar em:

  • Perda de peso;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Prevenir ou controlar condições crônicas;
  • Fortalecer o coração;
  • Ajudar no prolongamento da vida.

Segundo um estudo, norte-americano, a corrida pode queimar o dobro de calorias em comparação a caminhada. Ainda assim, as duas são boas opções para se manter saudável e perder peso.

“Devido a uma quantidade significativamente maior de energia gasta durante e após uma corrida, esta atividade pode ser preferível para pessoas que querem gastar mais calorias na metade do tempo que leva para caminhar nas velocidades avaliadas neste estudo.”

Caso você seja novo, na prática de exercícios físicos, a caminhada pode ser uma opção melhor para se adaptar, não prejudicar a coluna, joelhos ou os pés, e ainda assim movimentar o corpo e o coração.

A corrida é considerada um exercício de alto impacto para o corpo humano, por isso, antes de fazer sozinho é recomendável buscar orientação profissional.

O que é mais saudável, correr ou caminhar?

Imagem de trás de uma pessoa caminhando em uma pista num parque para ilustrar a matéria sobre correr ou caminhar.

Conheça os benefícios da caminhada. — Foto: Phanthong’s Images/ND

Exercícios cardiovasculares também são considerados benéficos para a saúde mental, uma vez que aliviam o estresse e reduzem sintomas de ansiedade, melhorando, também, o humor e a autoestima da pessoa.

Segundo um estudo divulgado em 2020, conduzido pela Faculdade de Medicina de Edimburgo, “há evidências substanciais que apoiam a relação entre atividade física e vários resultados de saúde mental ao longo da vida”.

Outra pesquisa, dessa vez divulgada em 2021, fez uma série de testes com voluntários que corriam 10 minutos de forma mais intensa e conseguiam resultados significativos ao corpo. A corrida, por exemplo, aumentou os níveis de excitação.

“Descobrimos que mesmo uma única sessão de corrida de intensidade moderada, de 10 minutos, pode melhorar o humor e a função executiva; em particular, a ampla ativação pré-frontal, bem como o aumento dos níveis de prazer, são importantes para a adesão ao exercício.”

Caminhada inclinada ou corrida?

Caminhar em um aclive, ou seja, numa subida ou ladeira, pode queimar mais calorias do que a caminhada normal em uma reta. A queima dessas calorias pode ser semelhante à corrida, dependendo do tempo praticando o exercício.

Dessa maneira, o exercício ficará mais intenso, com batimentos mais acelerados, cansaço, suor e outros sinais resultados de uma intensidade cardiovascular.

*Com informações do portal norte-americano Healthline. 

Procure orientação profissional de saúde As informações sobre saúde e bem-estar publicadas neste conteúdo têm caráter informativo e não substituem o diagnóstico ou tratamento feito por profissionais. Se você estiver com sintomas ou dúvidas relacionadas à sua saúde física ou mental, procure um médico ou profissional habilitado.

Bookmark the permalink.