Trump sinaliza queda em tarifa contra a China

Presidente TrumpReprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (8) que as tarifas aplicadas sobre produtos chineses devem ser reduzidas e declarou expectativa de avanços nas negociações comerciais com o governo da China.

Em declaração à imprensa, Trump disse que o percentual atual das tarifas chegou a um limite: “Não dá para aumentar mais. Está em 145%, então sabemos que vai cair”.

A previsão foi feita às vésperas de uma reunião entre autoridades dos dois países marcada para ocorrer na Suíça, no fim de semana.

O encontro envolverá o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, o negociador-chefe de comércio, Jamieson Greer, e o vice-primeiro-ministro chinês e responsável pelas negociações econômicas, He Lifeng.

As conversas ocorrem em meio ao prolongamento de disputas comerciais que impactam a economia global. Trump declarou que espera uma postura cooperativa da parte chinesa: “Acho que é uma reunião muito amigável. Eles estão ansiosos para fazer isso de uma forma elegante”.

Questionado sobre a possibilidade de conversar diretamente com o presidente da China, Xi Jinping, após a rodada de negociações, Trump respondeu: “Talvez, é, com certeza”.

O presidente norte-americano também reiterou críticas ao saldo da balança comercial entre os dois países: “A China tem um enorme superávit comercial com os Estados Unidos e isso é inaceitável. Eu gostaria de ver a China aberta”.

Trump demonstrou otimismo em relação aos resultados da reunião. “Acho que teremos um bom fim de semana com a China. Acho que eles têm muito a ganhar. Acho que eles têm muito mais a ganhar do que nós, de certa forma”, afirmou.

Ao projetar o rumo das tratativas, Trump disse acreditar em avanços concretos: “Acho que serão substanciais. A China quer fazer alguma coisa e, neste momento, ela precisa fazer isso”.

As tarifas bilaterais foram intensificadas ao longo dos últimos anos, com sucessivas imposições de sobretaxas sobre bens importados. As negociações previstas para o fim de semana podem representar a retomada de um canal formal de diálogo, após meses de impasse.

Bookmark the permalink.