Reaplicação do Enem em cidade de SC segue indefinida após pedido do MPF

MPF pressiona Inep para reaplicar prova do Enem em cidade de SC

MPF pressiona Inep para reaplicar prova do Enem em cidade de SC – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Divulgação/ND

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou ao Inep que a prova do Enem 2024 seja reaplicada em Mafra, no Planalto Norte catarinense, após denúncia de violação ao princípio da isonomia.

A recomendação foi enviada em fevereiro. Mais de dois meses depois, o caso ainda não teve desfecho. Segundo o MPF, o Inep tinha 30 dias úteis para responder se acataria a orientação e quais medidas adotaria, o que não ocorreu até agora.

O MPF aponta que candidatos foram prejudicados por não poderem levar o caderno de questões após o horário permitido, o que contraria as regras previstas no edital.

De acordo com o procurador da República Carlos Augusto de Amorim Dutra, o fato foi relatado por candidatos que prestaram o exame na cidade. Para o MPF, a retenção do caderno compromete a revisão do desempenho e infringe o princípio da igualdade entre os participantes.

Ainda conforme o MPF, o Inep poderia ter corrigido o erro. No dia seguinte à aplicação, a coordenadora do local de provas em Mafra questionou o responsável pelo exame sobre a possibilidade de distribuir os cadernos no segundo dia. O pedido foi negado.

O MPF afirma que, ao não entregar posteriormente os cadernos, o Inep perdeu a oportunidade de corrigir a falha. Por isso, recomendou que as provas sejam reaplicadas, observando todas as normas previstas no edital do Enem 2024.

Na época, o Inep, em resposta ao ND Mais, informou que recebeu o ofício do MPF com a recomendação. “A autarquia analisará as informações do documento e se manifestará dentro do prazo estipulado”, afirmou.

Procurado novamente, o Inep não respondeu até a publicação deste texto. O espaço segue aberto para manifestação.

Bookmark the permalink.