Moradores de Chiclayo, no Peru, comemoram eleição de Leão XIV


Chiclayo fica no norte do Peru, a 768 km da capital Lima. Foi nessa cidade de 630 mil habitantes que Leão XIV foi nomeado bispo e viveu de 2014 a 2023. Moradores de Chiclayo, no Peru, comemoram eleição de Leão XIV
O novo papa viveu no Peru por duas décadas e foi bispo de Chiclayo. A Graziela Azevedo mostra que a população da cidade passou a sexta-feira (9) em estado de graça.
Chiclayo não quer deixar ninguém na dúvida. Essa é a cidade do novo papa. Até o cartaz do restaurante deixa claro:
“Aqui comeu o papa – comida bendita, comida com fé”.
O gerente do restaurante conta que Robert passava sempre por lá, comia frango frito e recomendava para que ele seguisse o caminho do bem e fosse grato.
Eleito papa, cardeal americano Robert Francis Prevost escolhe o nome de Leão XIV
Chiclayo fica no norte do Peru, a 768 km da capital Lima. Foi nessa cidade de 630 mil habitantes que Leão XIV foi nomeado bispo e viveu de 2014 a 2023.
De manhã, foi celebrada uma missa em homenagem ao papa. Uma moça disse que desde que ele chegou na cidade sempre foi um pai muito querido. Um publicitário contou que já acompanhou várias missas rezadas pelo papa que, segundo ele, já fez um primeiro milagre: colocou a cidade nos olhos do mundo:
O professor de música que conviveu com o papa está que não se aguenta de felicidade:
“Uma alegria imensa, uma grande bênção”, afirma.
Os alunos exibem orgulhosos fotos de Leão XIV. A estudante Luana Lanesca diz que o Robert nasceu nos Estados Unidos, mas seu coração está em Chiclayo. O professor organiza os alunos, com as fotos e lenços, e no ritmo típico da marinera celebram o novo papa.
Moradores de Chiclayo, no Peru, comemoram eleição de Leão XIV
Jornal Nacional/ Reprodução
A catedral de estilo neoclássico – que começou a ser construída em 1869 e por falta de dinheiro só ficou pronta em 1939 – ainda exibe as imagens do Papa Francisco, muito querido por lá. Com segurança reforçada, ficou fechada para limpeza, à espera da missa da noite. Muito esperada também é a grande foto do novo papa que muito rezou por lá.
Mas era na periferia de Chiclayo que o agora papa viveu sua vocação missionária. Dizia que um bispo não devia agir como um príncipe, mas ser modesto e estar ao lado do povo, caminhar com o povo e viver assim a mensagem do evangelho.
Na Caritas, o padre José Castilho lembra do empenho do bispo Prevost para conseguir oxigênio para os mais pobres durante a pandemia:
“A ajuda foi tão grande que o oxigênio deu para dois centros de atendimento”.
À tarde, o atual bispo da região, também amigo do novo papa, deu uma entrevista coletiva. Foi perguntado sobre os casos de assédio sexual que teriam acontecido lá. Ele respondeu que a Igreja desde o início está ouvindo e apoiando as vítimas e que o processo está correndo tanto na Justiça comum quanto na eclesiástica.
Monsenhor Edson Cordova também lembrou a atenção que o novo papa sempre teve com os mais necessitados e disse que tem certeza de que Leão XIV vai se lembrar dessas periferias:
“Estou certo que ele levará o amor de Deus a essas realidades, a essas periferias geográficas e existenciais”.
Uma periferia que ganhou ânimo novo para enfrentar as ruas de poeira, pobreza e esperança.
LEIA TAMBÉM
Leão XIII: quem foi e quais os marcos do seu papado
Quem foi Leão, primeiro papa a usar nome do novo líder da Igreja Católica
Leão XIV: veja o que pensa o novo papa sobre pena de morte, vice-presidente dos EUA, racismo e ordenação de mulheres
‘Sou um filho de Santo Agostinho’: Veja as primeiras palavras de Leão XIV como novo papa; discurso teve homenagem a Francisco
Bookmark the permalink.