1ª missa de domingo: papa Leão XIV pede fim das guerras no mundo

Papa Leão XIV faz sua primeira missa de domingo e se emocionaReprodução/Vatican News

O papa Leão XIV fez na manhã deste domingo (11) sua primeira oração pública desde que foi eleito novo líder da Igreja Católica. Da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ele conduziu a tradicional oração do Regina Caeli, substituta do Angelus no período pascal, em uma celebração marcada por homenagens ao Dia das Mães e pedidos de paz.

Em um discurso de 12 minutos, Leão XIV se mostrou visivelmente emocionado diante da multidão reunida na Praça de São Pedro. Ele fez questão de lembrar seu antecessor, Francisco, dizendo que deseja seguir transmitindo a mensagem dele sobre acolhimento e apoio à juventude. “Que a Igreja nunca se canse de escutar os jovens”, afirmou.

O pontífice também renovou apelos pelo fim de conflitos armados ao redor do mundo. Ele celebrou a trégua entre Índia e Paquistão, anunciada neste fim de semana, e demonstrou preocupação com as crises humanitárias em curso.

“Sinto dor pelo que acontece na Faixa de Gaza. Que haja cessar-fogo imediato, que os socorros humanitários sejam prestados a toda a população civil e que todos os reféns sejam liberados”, declarou. Leão também mencionou a guerra na Ucrânia, dizendo que “traz no coração” as vítimas do conflito.

Quem é o papa Leão XIV

Leão XIV é o primeiro papa eleito após a renúncia de Francisco, que deixou o cargo alegando fragilidade física. De origem italiana, seu nome de batismo é Giovanni Benelli e ele era cardeal-arcebispo de Florença antes de ser escolhido pelo conclave.

Aos 78 anos, Leão XIV é considerado um nome moderado dentro da Igreja e defensor da continuidade das reformas iniciadas por Francisco. Nos bastidores do Vaticano, é visto como um articulador respeitado e próximo dos setores mais voltados à ação social.

Ele escolheu o nome Leão em homenagem a Leão XIII, pontífice do fim do século XIX, conhecido por sua atuação diante das questões sociais e da modernização da doutrina católica frente aos desafios do mundo industrializado.

Bookmark the permalink.