Kombucha: conheça o chá fermentado que vem ganhando adeptos no Brasil e seus benefícios para a saúde


Originária do ano 212 a.C., a kombucha ganhou força recentemente com a popularização dos alimentos funcionais. Produzida a partir da fermentação do chá da Camellia sinensis, ela é considerada um alimento funcional e pode ser feita em casa. Kombucha: conheça o chá fermentado que vem conquistando cada vez mais brasileiros
Estufamento, má digestão e constipação. Esses eram sintomas comuns na vida da nutricionista Gabriela Macedo Fraiz. Tudo mudou quando ela começou a consumir kombucha, o chá fermentado que vem conquistando cada vez mais brasileiros.
“Todo mundo começou a se sentir melhor dos sintomas gastrointestinais. Quando a gente faz a kombucha em casa, garante os benefícios reais da bebida”, explica Gabriela.
Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Gabriela estudou a kombucha durante quatro anos e participou de uma pesquisa que se tornou referência mundial. O artigo coordenado pelo professor e engenheiro de alimentos Frederico Augusto Ribeiro de Barros é o mais citado do mundo entre os pesquisadores da área.
“Descobrimos mais de 100 compostos fenólicos, com ação antioxidante e anti-inflamatória”, explica o docente da UFV.
A nutricionista e professora Josefina Bressan, que também participou da pesquisa, reforça a importância do alimento:
“Cada vez que ingerimos um alimento ativo, o intestino se comunica com o cérebro, que aciona respostas para o resto do corpo. A kombucha pode ser o catalisador desse processo.”
Kombucha: chá fermentado vem ganhando adeptos no Brasil
Reprodução/TV Globo
Kombucha e sobrepeso
Os pesquisadores também avaliaram os efeitos da Kombucha para pessoas acima do peso. Em um dos estudos, voluntários com sobrepeso consumiram 200 ml de kombucha por dia, durante 10 semanas. Os resultados impressionaram. A professora de história Stella foi uma das participantes:
“Meu colesterol ruim abaixou. Para o intestino, foi maravilhoso.”
Mas os especialistas alertam: a kombucha não faz milagre.
“É preciso manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. Não adianta tomar kombucha e continuar comendo mal”, ressalta Josefina.
Kombucha: pesquisadores estudam efeitos de chá fermentado para a saúde
Reprodução/TV Globo
O ‘Fermentamóvel’
O conhecimento produzido nos laboratórios da UFV agora também circula por cidades pequenas de Minas Gerais, como Coimbra, a 15 km de Viçosa. É lá que o “Fermentamóvel”, uma van adaptada, oferece oficinas e palestras gratuitas sobre a produção da kombucha.
Durante a oficina, o público aprendeu que não é possível fermentar qualquer chá. O processo de fermentação começa com uma colônia de bactérias e leveduras — chamada de Scoby — que lembra o formato de uma panqueca.
“É essa estrutura que transforma o chá em kombucha, liberando os compostos benéficos”, explica Guilherme Martin, professor de microbiologia da UFV .
Ao fim da aula, teve fila para provar a bebida.
“É uma forma de retribuir. Todo mundo investe na universidade com seus impostos. Então, é maravilhoso levar esses conhecimentos”, completa.
Laboratórios da UFV circula por cidades pequenas de Minas Gerais para levar conhecimento sobre Kombucha
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter – A Hora do Chá – 09/05/2025
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
Bookmark the permalink.