PT de Santa Catarina: cinco candidatos entram na disputa pela presidência

O prazo para inscrição das chapas que vão disputar a presidência do PT de Santa Catarina se encerraram na última sexta-feira. Um intrincado mosaico que envolve voto direto dos filiados e as disputas pelos comando nacional e dos muncípios, os petistas catarinenses terão cinco alternativas para tocar os rumos do partido no Estado.

PT de Santa Catarina em disputa

Carla Ayres, Bruno Zilliotto, Luciane Carminatti, Fabiano da Luz e Padre Pedro Baldissera registraram candidaturas à presidência do PT de Santa Catarina – Foto: CMF e Agência AL/Divulgação/ND

Formalizaram participação na disputa os deputados estaduais Fabiano da Luz, Luciane Carminatti e Padre Pedro Baldissera e os vereadores Bruno Zilliotto e Carla Ayres, ambos de Florianópolis. O PT de Santa Catarina tem em sua presidência desde 2017 o ex-deputado federal Décio Lima, que concorreu ao governo estadual pelo partido em 2018 e 2022 e atualmente é o presidente do Sebrae nacional.

Ele apoia um dos três deputados estaduais na disputa: Fabiano da Luz. Atual líder do PT na Assembleia Legislativa, ele tem sua atuação marcada por um discurso moderado ideologicamente e com forte uso dos redes sociais para fazer a defesa das ações do presidente Lula (PT) no Estado e a crítica ao governador Jorginho Mello (PL).

Além de Décio Lima, integram sua chapa a deputada federal Ana Paula Lima, os vereadores Jean Volpato (Blumenau) e Vanessa da Rosa (Joinville), além de nomes como os ex-deputados federais Carlito Merss e Luci Chionaki.

Quatro nomes querem mudar rumo do PT de Santa Catarina

Como vias alternativas ao comando do PT de Santa Catarina, duas opções vêm da Assembleia Legislativa e duas da Câmara de Vereadores de Florianópolis. Em maior ou menor grau, as chapas questionam o comando do grupo de Décio Lima, especialmente em relação às últimas eleições municipais.

A deputada estadual Luciane Carminatti está em seu quarto mandato e foi a mais votada da bancada petista nas últimas três eleições. Ela tem o apoio do deputado federal Pedro Uczai, que integra a chapa. Também está na lista o ex-deputado estadual Dirceu Dresch.

Atual decano da Alesc, com a maior sequência de mandatos consecutivos – seis -, o deputado estadual Padre Pedro Baldissera também está na disputa. Em sua chapa está o ex-deputado federal José Fritsch, que concorreu ao governo do Estado pelo PT em 2002 e 2006, ambas as vezes terminando em terceiro lugar. Além deles, os ex-deputados estaduais Décio Goes, Francisco de Assis e José Paulo Serafim.

Ligado ao Sintrasem, sindicato dos servidores de Florianópolis, o vereador Bruno Zilliotto representa o grupo mais avesso a composições dentro do partido. Integram sua chapa nomes como o ex-vereador Lino Peres e o Renê Muraro, diretor do sindicato.

Em seu segundo mandato como vereadora de Florianópolis, Carla Ayres também está na disputa. Primeira suplente de deputada federal, ela exerceu o mandato por quatro meses em 2024, ano em que foi reeleita com a quarta maior votação na Capital. Ela tem o apoio da ex-senadora e ex-ministra Ideli Salvatti. Também integram sua chapa a sindicalista Marta Vanelli, ex-presidente do Sinte-SC, e a suplente de vereadora Bia Vargas, que concorreu a vice-governadora em 2022.

Bookmark the permalink.